Estudantes da Escola Geraldo Costa Alves apresentam 1ª Mostra de Invenções Científico-Tecnológicas de Pessoas Negras

Estudantes da Escola Geraldo Costa Alves apresentam 1ª Mostra de Invenções Científico-Tecnológicas de Pessoas Negras

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Geraldo Costa Alves, localizada em Vila Velha, realizou a 1ª Mostra de Invenções Científico-Tecnológicas de Pessoas Negras, ação pedagógica desenvolvida pelos estudantes da 1ª série do Ensino Médio regular e das 2ªˢ séries do curso técnico, sob orientação dos professores Onildo de Souza Moraes (História) e Amanda Ramos Della Fonte (Química).

O trabalho foi estruturado a partir de uma sequência de ações que incluiu levantamento e estudo de invenções, análise de biografias de inventores e inventoras, pesquisa sobre impactos dessas criações para a humanidade e reflexões sobre a omissão histórica das contribuições negras no ensino formal das ciências. A prática envolveu áreas como Física, Química, Biologia, História e Matemática.

Os estudantes desenvolveram pesquisas nos laboratórios da escola e, como parte do método científico aplicado, construíram protótipos ampliados e ressignificados das invenções estudadas. Entre as etapas realizadas estavam: elaboração do protótipo, detalhamento técnico, apresentação oral durante a Mostra e organização expositiva dos materiais, com ambientação relacionada à origem e ao contexto de cada invento.

Durante a culminância, o professor Onildo de Souza Moraes apresentou aos estudantes fontes históricas extraídas das obras História Preta das Coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras e Descolonizando Saberes: Mulheres Negras na Ciência, da professora Bárbara Carine, que tratam da desconstrução do eurocentrismo no campo científico e da valorização de saberes produzidos por povos africanos e afrodescendentes.

A Mostra apresentou invenções que vão desde criações da Antiguidade Africana, como o osso de Lebombo, o osso de Ishango, o pão, os cosméticos, a cerveja, o teste de gravidez, a escova de dentes e as sandálias, até contribuições tecnológicas modernas, como o semáforo, a lâmpada, o absorvente, o marca-passo e o GPS. As produções geraram integração entre as turmas, troca de conhecimentos e diálogo sobre a presença histórica e contemporânea da inovação negra em diferentes áreas do conhecimento.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

EEEFM Bananal realiza 1ª Feira de Ciências e Técnica com integração entre ciência, cultura e arte

EEEFM Bananal realiza 1ª Feira de Ciências e Técnica com integração entre ciência, cultura e arte

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Bananal, localizada no município de Rio Bananal, realizou, no dia 18 de novembro, a 1ª Feira de Ciências e Técnica: Cultura + Arte (FCTECA). O evento aconteceu na praça de eventos da Prefeitura Municipal, próxima à unidade escolar, e reuniu estudantes, professores, familiares e membros da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *