Em plena Rua Augusta e no Largo do Batata, pontos icônicos de São Paulo, fachadas inteiras de prédios ganharam mensagens impactantes nos dias 03 e 04 de dezembro.
– PUBLICIDADE –

Frases como: “Se todos os pets abandonados do Brasil morassem nesse prédio, ele teria 200 mil andares” ou “A fila com todos os pets abandonados iria daqui até Fortaleza” foram projetadas pela Guabi Natural, marca de alimentos Super Premium Natural da BRF Pet, como parte da sua campanha de Dezembro Verde, o movimento nacional de conscientização sobre o abandono de animais.
A ideia foi usar o impacto visual das projeções urbanas para dar dimensão a um problema que ainda é invisível para muitos: mais de 4,8 milhões de cães e gatos vivem em situação de vulnerabilidade no Brasil, segundo a Abempet (Associação Brasileira das Empresas do Setor de Animais de Estimação).
As projeções, que aconteceram entre 19h e 22h, tiveram como objetivo dar dimensão à gravidade do problema. Nos locais das projeções, circulam mais de 230 mil pessoas por dia.
“O número de pets em situação de vulnerabilidade é alarmante e tende a crescer no fim do ano, período em que as festas e as viagens aumentam os casos de pets deixados para trás. O abandono é um problema antigo, mas, muitas vezes, naturalizado. Quisemos ajudar a romper essa indiferença, mostrando que cada número representa uma vida. O Dezembro Verde foi uma oportunidade para promovermos empatia e reflexão, reforçando que o abandono é crime e que a adoção responsável é o caminho para mudar essa realidade”, explicou Stanley Andrade, diretor da BRF Pet.
No Brasil, dos 4,8 milhões de pets em situação de vulnerabilidade, 60% são cães e 40% são gatos. Além disso, cerca de 201 mil animais (92% cães, 8% gatos) estão sob a tutela de ONGs ou grupos de protetores independentes no país, segundo a Abempet.

Engajamento e Parcerias
Para além das projeções, a campanha de Guabi Natural conectou diferentes frentes de engajamento.
Ao longo de dezembro, a marca expandiu o debate sobre o tema com um desafio no TikTok, uma editoria especial no Instagram da marca (@guabinaturalbr) e a criação de conteúdo por um time de 20 influenciadores de diversas regiões, que traduziram os dados de abandono para a realidade de suas cidades.
A campanha ainda contou com a parceria da ONG GAVAA, que produziu materiais informativos especialmente para o Instagram da marca sobre adoção responsável, combate ao abandono e histórias reais de resgate.
A Guabi Natural é parceira da instituição há cinco anos, o que possibilitou doar 111 toneladas de alimentos para cães e gatos resgatados, sendo mais de 1 milhão de refeições fornecidas, além de apoiar a adoção de 1.800 pets.
“Dezembro é a época em que muitas famílias viajam e acabam deixando seus animais, ou quando os pets se assustam com os fogos e fogem de casa. Todos os anos registramos um aumento nos resgates nesse período. E com a chegada do Natal, vale reforçar: pet não é presente, não é um objeto. É um ser vivo que exige cuidado, responsabilidade e amor. Por isso, ações de conscientização como essa foram tão importantes”, destacou Juliana Valverde, responsável pela ONG GAVAA, que hoje abriga cerca de 300 animais e trabalha no resgate e encaminhamento para adoção.
A Guabi Natural mantém ainda a plataforma “Um Pet é pra Sempre”, que reúne um quiz interativo sobre adoção responsável, um e-book gratuito e um guia com ONGs e canais de denúncia de maus-tratos e abandono.
“Nosso propósito é contribuir para uma vida melhor para todos os pets — inclusive aqueles que ainda não têm um lar definitivo. Acreditamos que informação e empatia são fundamentais para transformar essa realidade”, concluiu Stanley Andrade, diretor da BRF Pet.
Dia Nacional dos Animais: Guabi Natural promove reflexão sobre adoção responsável e cuidados com pets
Negligência nutricional também é uma forma de maus-tratos contra os animais
Guabi Natural completa 20 anos de qualidade e compromisso com os pets
Direto Notícias Imparcial, Transparente e Direto!