VIII Festival de Férias Música na Rede reúne estudantes e professores da Rede Estadual

VIII Festival de Férias Música na Rede reúne estudantes e professores da Rede Estadual

A Secretaria da Educação (Sedu) iniciou, nessa segunda-feira (26), o VIII Festival de Férias Música na Rede, ação formativa desenvolvida durante o período de recesso escolar e voltada ao fortalecimento da educação musical na Rede Pública Estadual. O evento segue até quinta-feira (29) e reúne estudantes e professores de diferentes regiões do Espírito Santo em uma programação intensiva de atividades pedagógicas e artísticas.

A iniciativa integra as ações do Programa Música na Rede, que, anualmente, promove o encontro como um espaço de imersão no ensino da música. Com atividades em período integral, o festival proporciona aos participantes momentos de aprendizado, socialização e apreciação musical, por meio da realização de oficinas, masterclasses e concertos.

A programação contempla masterclasses específicas para instrumentos de cordas, sopros e percussão, além de práticas de orquestra e banda sinfônica, formadas por alunos participantes. Também são ofertadas oficinas complementares, como Panorama da História da Música, Canto Coral, Técnica Vocal e Editoração de Partitura, que contribuem para o aprofundamento dos conteúdos trabalhados ao longo do ano letivo. Ao final de cada tarde, são realizados concertos abertos ao público, ampliando o acesso da comunidade às atividades desenvolvidas.

Para o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, o festival reforça o papel da música como ferramenta pedagógica e de formação integral dos estudantes. “O Festival de Verão Música na Rede é um espaço de aprendizado, troca de experiências e valorização dos talentos dos nossos estudantes e professores. Ao investir em ações como essa, a Sedu fortalece a educação musical e amplia as oportunidades de desenvolvimento artístico e humano na Rede Pública Estadual”, destacou.

A gerente do Currículo da Educação Básica, Aleide Cristina de Camargo, explicou que as ações formativas são ministradas por professores do próprio programa e por convidados externos com reconhecida atuação acadêmica e artística. “Nesta edição, participam como convidados Marcos Rangel, regente e doutorando em Regência Orquestral na University of Houston; Dr. Eliezer Isidoro (violino) e Dra. Raquel Rohr (violoncelo), professores da Universidade Federal de Juiz de Fora; Christian Munawek, violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo; Luciana Rodrigues, professora da Faculdade de Música do Espírito Santo; e Luís Chinaglia, regente de banda e coordenador técnico-pedagógico do projeto Educando com Música e Cidadania, de Atibaia (SP)”, afirmou.

“Em sua oitava edição, o Festival de Verão Música na Rede reafirma o compromisso da Secretaria da Educação com a formação integral dos estudantes e com o fortalecimento da educação musical na Rede Pública Estadual. Trata-se de uma ação que amplia oportunidades, valoriza talentos e contribui de forma significativa para o desenvolvimento artístico e pedagógico de alunos e professores”, pontuou o secretário.

Envie sua sugestão de pauta para: 


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Sedu inicia chamamento dos estudantes da lista de suplência da Chamada Escolar 2026

Sedu inicia chamamento dos estudantes da lista de suplência da Chamada Escolar 2026

Teve início, nesta quarta-feira (21), o período de chamamento dos estudantes que integram a lista de suplência da Chamada Escolar 2026. A Secretaria da Educação (Sedu) informa que essa etapa ocorre após o encerramento da confirmação das matrículas e contempla exclusivamente as escolas da Rede Pública Estadual que apresentam vagas disponíveis em determinadas séries, anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *