Seag abre consulta pública para regulamentar Queijo Minas e Puína no Espírito Santo

Seag abre consulta pública para regulamentar Queijo Minas e Puína no Espírito Santo

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) abriu consulta pública até o dia 06 de março, de proposta de Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade do Queijo Minas e da Puína produzidos no Espírito Santo. Estes dois produtos, tipicamente capixabas, ainda não possuem legislação própria, o que dificulta a regularização e o reconhecimento oficial da produção artesanal.

As propostas foram construídas por um grupo de trabalho formado por técnicos da Seag, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O conteúdo tem como base os resultados de um projeto de pesquisa coordenado pela Seag, desenvolvido com produtores de queijo entre 2021 e 2023.

Para o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, a iniciativa fortalece a cadeia produtiva e amplia oportunidades comerciais.

“Esse reconhecimento vai permitir que os produtores capixabas solicitem o Selo Arte, que possibilita a comercialização nacional de produtos alimentícios elaborados de forma artesanal. Além de valorizar a produção tradicional do Estado, a regulamentação também permite agregação de valor e acesso a novos mercados”, destacou.

Segundo o coordenador da pesquisa e do grupo de trabalho, Jackson Fernandes de Freitas, a regulamentação traz benefícios diretos para produtores e consumidores.

“A criação dos regulamentos técnicos de identidade e qualidade vai facilitar a regularização dos produtos, dar mais segurança aos produtores e aos serviços de inspeção e promover a padronização das nomenclaturas, o que contribui para que o consumidor reconheça esses queijos no mercado”, afirmou.

A consulta pública está aberta à participação de produtores, técnicos e da sociedade em geral. As contribuições podem ser enviadas por meio de formulário eletrônico.
 

Acesse as minutas:
Proposta de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Queijo Minas: RTIQ Queijo Minas

Proposta de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Puína: RTIQ Puína

Formulário eletrônico para envio de contribuições:  https://forms.gle/tyMyN7oSHRv9mEy18

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Primeira estimativa oficial de safra 2026 indica crescimento da produção de café no Espírito Santo

Primeira estimativa oficial de safra 2026 indica crescimento da produção de café no Espírito Santo

Foto: Asscom/Seag O primeiro levantamento da safra de café 2026 no Espírito Santo aponta um cenário positivo para a cafeicultura capixaba. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção total estimada é de 19 milhões de sacas, o que representa crescimento de 9% em relação à safra 2025. Os dados, que refletem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *