Anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), começou a valer em março de 2022 o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A iniciativa tem como objetivo ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada ou não.
“Esse código deve aparecer no início do número de qualquer ligação que vise a oferta de produtos ou serviços. No entanto, inicialmente essa nova regra valerá apenas para as prestadoras de telefonia móvel. As empresas de telefonia fixa terão até junho para se adequarem a essa nova realidade”, explica Diogo Hartmann, fundador da 3C Plus, startup do ramo de telefonia.
De acordo com a Anatel, o uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. Ainda conforme a agência reguladora, as operadoras também deverão realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor.
“É importante salientar que apenas as ligações de telemarketing que visam a venda de produtos e serviços terão que utilizar esse código. As ligações de cobrança, pesquisas e pedido de doações não serão afetadas”, finaliza Hartmann.
O discador automático passa a ser ainda mais importante para a rotina das empresas que trabalham com oferta de produtos e serviços por telefone, já que a tendência é que aumente o número de consumidores recusando as ligações com o prefixo 0303. As empresas que contarem com um discador automático com reconhecimento inteligente de chamadas improdutivas – aquelas que vão para a caixa postal ou são recusadas – perderão menos tempo com esse tipo de situação, podendo focar apenas nos consumidores que concordam em receber contato por telefone.
Além disso, as empresas podem usar o mesmo número com o prefixo 0303 para receber chamadas. Assim o consumidor tem autonomia para contactar a empresa usando esse número receptivo. Com o ferramenta da 3C Plus as empresas podem trabalhar tanto com o telemarketing ativo quanto com o receptivo em apenas um dashboard.
Sobre a 3C Plus
Com gestão completa, discador automático, URA ativa e receptiva, números receptivos, webphone, AMD, e muito mais, a 3C Plus é o sistema de call center que oferece tudo para garantir a alta performance da operação de cobrança, vendas e SAC, que utilizam o telefone como principal meio de comunicação ativo ou receptivo. Fundada em 2014 e 100% em nuvem, a empresa nasceu em Guarapuava, interior do Paraná, mas atende em todo território nacional.