Guarapari voltará a operar vôos depois de 18 anos

A princípio, a cidade de Guarapari no litoral sul do Espírito Santo, voltará a operar vôos diários partindo de Belo Horizonte na alta temporada. No entanto, os vôos irão opera por enquanto apenas de forma provisória no verão, durante a alta temporada, e os vôos serão diários, entre o dia 17 de dezembro de 2020, a até 31 de janeiro de 2021.

Aeronave modelo Cessna Gran Caravan 208 na cor azul.

Aeronave modelo Cessna Gran Caravan 208 na cor vermelha.

O Governador Renato Casagrande comunicou através do seu Twitter, que a Azul Linhas Aéreas, pretende operar vôos vindos de Belo Horizonte para Guarapari, e causou rebuliço nas redes sócias, entre os jornalistas, profissionais do trade turístico, causando também, muito entusiasmo em Guarapari. Além é claro de levantar mais uma vez, o debate nacional de aeroportos regionais, e requentar o antigo sonho de Guarapari da extensão ou até mesmo uma melhor realocação do posicionamento de seu aeroporto municipal.

O deputado federal Evair de Melo, também disse por meio da suas redes sociais, que existe uma negociação visando viabilizar uma linha entre Brasília e Guarapari. E segundo ele, por isso que é importante a valorização investimento em aeroportos regionais.

De antemão, precisamos trazer a recordação, que o aeroporto de Guarapari não recebe voo comercial desde 2020, há 18 anos. Devido a sua infraestrutura um pouco precária, e proximidade do Aeroporto de Vitória, que contribuíram para o a extinção das operações dos antigos voos operados pela na época TAM, na época com uma aeronave Fokker F50.

 Aeronave Fokker F27 MK 50, conhecido popularmente como Fokker 5o, ou F50

O aeroporto de Guarapari, operava voos até a data de 2002, através da Empresa TAM, empresa está, que também operava voos que ligavam Belo Horizonte em Minas Gerais tanto a Guarapari no Espírito Santo, quanto também a Vitória a capital do estado. No entanto Guarapari deixou de ser um dos trechos importantes e prioritários. E algumas explicações, se fundamentam devido ao fato do aeroporto de Vitória, com maior demanda, melhor infraestrutura, maior capacidade de atender, e principalmente pelo fato de estar muito perto, preencheria muito melhor essa função.

Aeroporto de Vitoria, Eurico de Aguiar Salles.

Devido a essa mesma proximidade entre os aeroportos, já ocorreram no passado, fatos como um ocorrido em 1988, quando o piloto da TAM, confundiu a cidade de Guarapari com a cidade de Vitória, e pousou no aeroporto de Guarapari com 108 passageiros, que ficaram um pouco desorientados em Guarapari. Pois na verdade o objetivo era o antigo aeroporto da Serra, é o aeroporto Eurico Aguiar Salles, vou teria saído de Congonhas em São Paulo, estava repleto de engenheiros que iriam participar de um processo de licitação na Vale.

Pista do aeroporto de Vitoria, Eurico de Aguiar Salles.

O atual aeroporto de Guarapari, Hoje está sobre a administração da prefeitura municipal, que recebe apenas voos executivos de pequeno porte que não são voos regulares. Mas o anúncio de que a Azul linhas aéreas e a ter voos regulares durante o verão entre Guarapari e Belo Horizonte entre o dia 17 de dezembro a 31 de janeiro de 2021 considerado o período de alta temporada, Foi comunicado pelo governador Renato Casagrande pelo seu Twitter.

Pista do aeroporto de Guarapari, inaugurado em 1987, que possui uma pista de 1.190m de asfalto, e possui áreas de escape de 300 metros nas duas cabeceiras.

Nesse ínterim, segundo se diz, a prefeitura fará obras para garantir operação de voo diário para o balneário do ES no verão, que será em um avião que cabe 9 passageiros. A aeronave que será operada, é uma aeronave modelo Cessna Gran Caravan 208, com oito assentos. Aeronave essa, operada também pela força aérea brasileira, devido a sua robustez e rusticidade, não exigindo pistas de alta qualidade para operar seu voos.

Aeronave modelo Cessna Gran Caravan 208.

Como resultado, os vôos, partiram de Belo Horizonte no aeroporto de Confins. Concluindo, sabemos que muitas pessoas em Minas Gerais, não abre mão de passar temporadas em Guarapari no Espirito Santo sendo turistas muito bem vindos, principalmente no verão, ajudando a movimentar a economia do turismo na cidade. E agora, graças a essa nova linha aérea, terão a opção de voos sem escalas.

Sobre Marcelo de Medeiros

Articulista no portal Direto Notícias - Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias checadas e publicadas por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

Samarco: Programa Força Local 2022

SAMARCO: Programa Força Local 2022 está marcado

A SAMARCO acaba de formalizar o convite, para o novo Programa Força Local 2022. O …