Cristãos na Politica, à Mentir e Caluniar

CRISTÃO, QUE TEM O HÁBITO DE FALAR MAL DOS OUTROS, E PRATICAR CORRUPÇÃO.

De antemão, precisamos compreender a principio, que o cristianismo é uma vertente do judaísmo. É uma religião que vem oriunda das raízes judaicas. Portanto, somos herdeiros de uma herança judaica cristã. Herdeiros de uma moral judaico cristã. E na cultura Cristã assim como na cultura judaica a “língua maldita” ou “língua maligna” em hebraico conhecido como o pecado do “Lashon Hará“.

Do mesmo modo, quem pratica Lashon Hará, (língua destrutiva), que como foi explicado, é um termo judaico para fofoca, calúnia, falso testemunho, mentira ou mesmo difamação para com alguma pessoa, seja contra um judeu ou contra um não-judeu, é uma transgressão da lei. Já para os Cristãos é um pecado.

O pecado do Lashon Hará implica não apenas em falar mal dos outros, mas também em levantar falso testemunho, fazer críticas maldosas sobre alguém, lançar maldições, fazer fofocas, calúnias, estando a pessoa afetada longe ou perto de quem fala.

Alguns exemplos: Espalhar mentiras, semear a discórdia entre irmãos, calúnias, intrigas e difamações.

Observemos na Bíblia uma das citações referente à esse pecado:

“Qual é o homem que ama a vida, e deseja longos dias para gozar de felicidade? GUARDA TUA LÍNGUA DO MAL, E TEUS LÁBIOS DAS PALAVRAS ENGANOSAS. Aparta-te do mal e faze o bem, busca a paz e vai ao seu encalço.” 
(Salmos 34:12-14)

Observemos uma outra das inúmeras citações:

“… os maldizentes, … não herdarão o reino de Deus.”

(1ª Coríntios 6:10)

Existem muitos outros exemplos de pecados ou transgressões da lei que podem a vir a prejudicar ao próximo como, a desonestidade, a corrupção, a trapaça, o engano, a fraude, a falsidade, qualquer ação ardilosa, de má-fé, logro.

Alguns exemplos simples de desvios de caráter, que hoje passam como ações simples e banais por serem tidas como cotidianas no dia a dia da presente era em que vivemos: Furtar sinal de Tv a cabo, internet ou energia elétrica (popularmente conhecido como ‘gato’), falsificar carteirinha de estudante, aceitar troco errado, não devolver algo que não lhe pertence, apresentar atestado médico falso, bater ponto pelo colega de trabalho, enganar o patrão ou chefe etc, etc e etc.

Lembremos da passagem bíblica que diz:

“Não furte, não minta e não engane os outros.”
(Levítico 19:11)

Há também uma passagem bem significativa sobre a desonestidade:

“… os roubadores, … não herdarão o reino de Deus.”
(1ª Coríntios 6:10)

Da mesma forma, vamos compreender melhor o que é Lashon Harae qual o significado.

De acordo com os estudos da cultura judaico cristã, podemos dizer que Lashon Harae ou Lashon Hará é uma terminologia hebraica, que significa em português literalmente “Conversa Má” ou seja: Difamação, calúnia, fofoca, espalhar contenda, espalhar discórdia, injuria etc… Nesse sentido, isso também engloba falar negativamente de uma ou mais pessoas, também por questões meramente politicas. A famosa boataria caluniosa, mais conhecida como politicagem.

Portanto, da mesma forma a alegada justificativa de se falar mal de alguém, por ser apenas por causa de questões meramente politicas, não retira de você a “Lashon Hara”. Nesse sentido, de acordo com a Torá Judaica, assim como a bíblia cristã, tal comportamento é proibido as pessoas tanto de fazer tal declaração, quanto dar ouvido àqueles que a fazem. Ou seja: Tanto espalhar as boatarias caluniosas(fofoca difamatória), quanto dar ouvido a quem as espalha.

Mas, a pergunta que fica no ar é: Porque isso ainda acontece tanto e em larga escala?

Sob o mesmo ponto de vista, para os sábios eruditos judeus, uma pessoa que comete a Lashon Hará, peca tão gravemente, que eles comparam essa pessoa a quem comete assassinato, adultério e idolatria. No caso ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES. Assim, percebemos o quão grave é o pecado de lashon hará para os judeus. Mas isso não é tudo.

Seja como for, busquemos compreender alguns pontos de vista, pelos quais a lashon hará é para os judeus, considerada uma falha tão grave e tão séria.

Da mesma forma, compreende-se que um desses pontos de vista, é o fato de que quase sempre, é impossível uma pessoa que cometeu lashon hará se arrepender completamente. Pelo fato de que ao se arrepender completamente, é necessário ter a dignidade de se chegar diante da pessoa sobre o qual se levantou a lashon hará, e se desculpar com ela. Todavia, sabemos que isso é tão constrangedor, que a maioria das pessoas não o fará.

Ao mesmo tempo, quase sempre a pessoa que comete a lashon hára, a comete mais de uma vez. Ou seja, o faz frequentemente por habito, costume e padrão comportamental. E mudar um habito, exige muita força de vontade, humildade e dedicação. E sabemos que poucos o tem em suficiência, para fazer a mudança necessária.

Dessa forma portanto, de acordo com a tradição tanto judaica, quanto crista, Deus quer que todos vivam em paz. A pratica da Lashon hará, causa ressentimentos e muitas vezes brigas com tremendas cicatrizes entre o ouvinte, e aquele de quem o detratou cometeu a Lashon hará espalhando as difamações.

Esses são alguns pontos pelos quais os judeus considera a lashon hará (conversa má) algo tão grave.

No mínimo três pessoas serão prejudicadas no ato da Lashon Hará:

A lashon hará é algo tão sério porque no mínimo três pessoas serão prejudicadas por ela, a pessoa de quem se fala, quem está falando e quem está ouvindo, isso mesmo, quem ouve é tão responsável quanto quem fala. Portanto, o importante é não se enquadrar em nenhuma dessas três pessoas.

Por mais que a lashon hará seja um termo hebraico, seguido a risca por eles, devemos entender na nossa cultura ocidental isso acontece muito. Hora ou outra nos pegamos ouvindo alguém falar de outro, ou até mesmo muitos saem falando de outras pessoas, existem também as famosas “fofocas”, que acaba sendo pior ainda.


Isso mesmo, a Lashon Hará e conhecida no nosso meio como fofoca. Você conhece alguém que gosta de uma fofoca?

Após descobrir o que é lashon hará, espero que jamais a pratiquemos. Pense da seguinte maneira, uma palavra dita, não pode voltar atrás.  Então, não saia falando dos outros, mesmo que seja verdade.

Você aprendeu o significado de Lashon Hará?
Então divulgue e compartilhe.

Sobre Marcelo de Medeiros

Articulista no portal Direto Notícias - Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias checadas e publicadas por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

Google tenta substituir a Globo

Google tenta substituir a Globo: Subversão?

Ao que tudo indica, o Google tenta substituir a rede Globo. Será a intensificação da …