Alimentação eletrônica para suínos aumenta lucratividade de produtores

        Além de ajudar os produtores a se adequarem às novas normas brasileiras, o sistema promove economia de ração e aumento na lucratividade
Osistema eletrônico de alimentação (da sigla ESF ou Eletronic Sow Feeding, em inglês) é uma valiosa ferramenta para aumentar a produtividade na suinocultura, de acordo com as novas normas do mercado. Estudos realizados pela Ong de bem-estar animal, World Animal Protection, utilizando solução da austríaca Schauer Agrotronic, já adotada em mais de 60 países, mostram que o ESF pode promover uma economia de ração, evitando desperdícios e, consequentemente, aumentando a lucratividade.

Muito difundida na Europa, a tecnologia ESF também ajuda os produtores a se adequarem com mais facilidade à Instrução Normativa nº 113, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em vigor desde fevereiro de 2021, a nova lei determina uma série de práticas de manejo das granjas de suinocultura, que visam estabelecer o bem-estar animal.

O sistema Compident, criado pela Schauer Agrotronic, conta com comedouro individual controlado por computador. A partir da leitura do chip fixado na orelha do porco, o equipamento faz a identificação do animal e fornece a quantidade de ração e suplementos programados para sua necessidade.

Apesar de não ser obrigatória, a tecnologia ESF permite às granjas um manejo de alimentação de mais qualidade, que atende às exigências do MAPA, além de outras vantagens. Conheça os principais benefícios da tecnologia:

clique p/ ampliar

1- Fornece alimentação de qualidade de maneira igualitária e sob medida para cada animal, mesmo em criações coletivas, evitando disputas entre o líderes, interferência dos demais membros e stress.

2- Facilita o acesso aos alimentos e água a todos os animais por meio do chip.

3- Permite programar e fornecer dieta com nutrientes necessários e sob medida para o desenvolvimento de leitoas gestantes, matrizes e criações em diferentes etapas de desenvolvimento.

4- Redução significativa de desperdício, já que os comedouros automatizados fornecem a ração e os suplementos em quantidade exata para cada animal, o que resulta em economia na ração e maior desempenho individual dos animais.

5- Melhor acompanhamento da alimentação dos animais, pois o sistema de alimentação eletrônica fornece dados precisos sobre a quantidade de ração ingerida pelos animais por data, período do dia, o que possibilita os produtores mudarem de dieta, caso necessário, ou verificar as condições físicas e metabólicas individuais, mesmo em lotes de grupo.

6- Maior lucratividade. Os estudos da World Animal Protection, realizados com sistema Compident da Schauer, também apontaram que a gestação coletiva aliada à alimentação eletrônica resultou em maior reprodução dos leitões e melhor aproveitamento da mão de obra.

7- Otimização dos recursos e mão de obra. A automação permite aproveitar melhor a estrutura da fazenda, ajuda a promover um manejo mais eficiente dos animais com menos intervenção humana no processo e eleva a qualificação técnica dos operadores. Com a interação entre o homem e a máquina, é possível executar um manejo de animais mais estratégico e produtivo. Enquanto o equipamento faz o gerenciamento da alimentação e rotina dos animais, o pessoal e os recursos podem ser realocados para outras atividades mais produtivas.

“Cada vez mais o agronegócio vem investindo em tecnologia para multiplicar a sua produção, com mais qualidade e melhor aproveitamento dos recursos. Além dos resultados qualitativos e quantitativos, as soluções inteligentes, como ESF, trazem outro benefício ao produtor: a imagem de confiabilidade de uma empresa ESG, que vem ganhando importância, seja para atrair novas parcerias comerciais e até mesmo investimentos”, afirma Monalisa Gomes, country manager da Schauer Agrotronic para a América Latina e Ibéria.

Sobre Schauer Agrotronic

Empresa familiar fundada em 1949, na Áustria, a Schauer Agrotronic é líder global em soluções tecnológicas para alimentação e criação de animais. O seu portfólio abrange desde equipamentos eletrônicos de alimentação, de amamentação, para avaliação de desempenho e pesagem de animais, sistemas de reprodução das fêmeas, até softwares de gestão da operação e de criação. Os equipamentos e sistemas de automação da Schauer hoje são exportados para cerca de 60 países. A companhia conta com mais de 300 colaboradores e sete filiais instaladas na Europa e na Ásia. Saiba mais no site da empresa.

 

fonte: LILÁS Comunicação

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

Vantagens de começar uma faculdade no meio do ano

Quando falamos sobre o ingresso à universidade, é comum que a maioria tenha preferência por …