Alimentação eletrônica para suínos aumenta lucratividade de produtores

        Além de ajudar os produtores a se adequarem às novas normas brasileiras, o sistema promove economia de ração e aumento na lucratividade
Osistema eletrônico de alimentação (da sigla ESF ou Eletronic Sow Feeding, em inglês) é uma valiosa ferramenta para aumentar a produtividade na suinocultura, de acordo com as novas normas do mercado. Estudos realizados pela Ong de bem-estar animal, World Animal Protection, utilizando solução da austríaca Schauer Agrotronic, já adotada em mais de 60 países, mostram que o ESF pode promover uma economia de ração, evitando desperdícios e, consequentemente, aumentando a lucratividade.

Muito difundida na Europa, a tecnologia ESF também ajuda os produtores a se adequarem com mais facilidade à Instrução Normativa nº 113, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em vigor desde fevereiro de 2021, a nova lei determina uma série de práticas de manejo das granjas de suinocultura, que visam estabelecer o bem-estar animal.

O sistema Compident, criado pela Schauer Agrotronic, conta com comedouro individual controlado por computador. A partir da leitura do chip fixado na orelha do porco, o equipamento faz a identificação do animal e fornece a quantidade de ração e suplementos programados para sua necessidade.

Apesar de não ser obrigatória, a tecnologia ESF permite às granjas um manejo de alimentação de mais qualidade, que atende às exigências do MAPA, além de outras vantagens. Conheça os principais benefícios da tecnologia:

clique p/ ampliar

1- Fornece alimentação de qualidade de maneira igualitária e sob medida para cada animal, mesmo em criações coletivas, evitando disputas entre o líderes, interferência dos demais membros e stress.

2- Facilita o acesso aos alimentos e água a todos os animais por meio do chip.

3- Permite programar e fornecer dieta com nutrientes necessários e sob medida para o desenvolvimento de leitoas gestantes, matrizes e criações em diferentes etapas de desenvolvimento.

4- Redução significativa de desperdício, já que os comedouros automatizados fornecem a ração e os suplementos em quantidade exata para cada animal, o que resulta em economia na ração e maior desempenho individual dos animais.

5- Melhor acompanhamento da alimentação dos animais, pois o sistema de alimentação eletrônica fornece dados precisos sobre a quantidade de ração ingerida pelos animais por data, período do dia, o que possibilita os produtores mudarem de dieta, caso necessário, ou verificar as condições físicas e metabólicas individuais, mesmo em lotes de grupo.

6- Maior lucratividade. Os estudos da World Animal Protection, realizados com sistema Compident da Schauer, também apontaram que a gestação coletiva aliada à alimentação eletrônica resultou em maior reprodução dos leitões e melhor aproveitamento da mão de obra.

7- Otimização dos recursos e mão de obra. A automação permite aproveitar melhor a estrutura da fazenda, ajuda a promover um manejo mais eficiente dos animais com menos intervenção humana no processo e eleva a qualificação técnica dos operadores. Com a interação entre o homem e a máquina, é possível executar um manejo de animais mais estratégico e produtivo. Enquanto o equipamento faz o gerenciamento da alimentação e rotina dos animais, o pessoal e os recursos podem ser realocados para outras atividades mais produtivas.

“Cada vez mais o agronegócio vem investindo em tecnologia para multiplicar a sua produção, com mais qualidade e melhor aproveitamento dos recursos. Além dos resultados qualitativos e quantitativos, as soluções inteligentes, como ESF, trazem outro benefício ao produtor: a imagem de confiabilidade de uma empresa ESG, que vem ganhando importância, seja para atrair novas parcerias comerciais e até mesmo investimentos”, afirma Monalisa Gomes, country manager da Schauer Agrotronic para a América Latina e Ibéria.

Sobre Schauer Agrotronic

Empresa familiar fundada em 1949, na Áustria, a Schauer Agrotronic é líder global em soluções tecnológicas para alimentação e criação de animais. O seu portfólio abrange desde equipamentos eletrônicos de alimentação, de amamentação, para avaliação de desempenho e pesagem de animais, sistemas de reprodução das fêmeas, até softwares de gestão da operação e de criação. Os equipamentos e sistemas de automação da Schauer hoje são exportados para cerca de 60 países. A companhia conta com mais de 300 colaboradores e sete filiais instaladas na Europa e na Ásia. Saiba mais no site da empresa.

 

fonte: LILÁS Comunicação

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Federação de Agricultura do ES pede ao governo medidas de apoio para produtores rurais do Sul

Federação de Agricultura do ES pede ao governo medidas de apoio para produtores rurais do Sul

A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) pede, ao governo estadual, a abertura …