Tecnologia emergente, blockchain precisa de atenção do setor de TI para garantir benefícios a longo prazo

               Apesar da vantagem, desafios impostos pela implementação com sistemas legados deverá movimentar indústria nos próximos anos
A blockchain, uma das mais recentes inovações em tecnologia digital, pode transformar a maneira como a sociedade vive e trabalha. De e-commerce e mídias sociais a bancos e investimentos online, toda a cadeia social, seu uso está cada vez mais disseminado.

Conforme explica Glauco Volpe, head de Cloud & Serviços de Infraestrutura da Infosys, uma das líderes globais em consultoria e serviços digitais de última geração, a tecnologia tem o potencial de uso em uma série de setores, desde bancos e finanças até o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

“O setor financeiro desponta como um dos grandes beneficiários da blockchain; É possível utilizá-la na criação de moedas digitais, mas também na aceleração de transações bancárias, garantindo mais segurança e desburocratizando processos para otimizar as funcionalidades para clientes e empresas”, comenta Volpe.

Já em logística e saúde, por exemplo, a tecnologia pode ser usada em prontuários médicos, contratos, dados para elaboração de pesquisas e sistemas, entre outros. Para o diretor, são três os principais benefícios que tornam a blockchain uma proposta atraente para empresas e indivíduos:

  • Segurança: uma das principais vantagens é a segurança. As transações usando blockchain são imutáveis, o que significa que não podem ser alteradas ou excluídas sem que as alterações e/ou exclusões fiquem registradas, tornando a tecnologia uma maneira incrivelmente segura de armazenar dados e realizar transações;
  • Transparência: todas as transações na blockchain são visíveis e transparentes para todas as partes envolvidas. Essa transparência pode ajudar a criar confiança entre as empresas e seus clientes, além de reduzir os casos de fraude e corrupção;
  • Eficiência: a blockchain também tem o potencial de aumentar a eficiência e reduzir custos. Ao simplificar os processos e eliminar a necessidade de intermediários, a tecnologia pode ser inviolável, segura, rastreável e econômica, automatizando processos que, de outra forma, seriam manuais e demorados. Isso gera a possibilidade de levar a economias de custos significativos para as empresas.

Volpe salienta, ainda, que há a previsão de que a tecnologia se espalhe por mais setores da indústria pelos próximos 5 anos, impulsionada por estudos e inovações de uma Web 3.0. No entanto, o diretor reconhece que o mercado, ainda emergente, exige um cuidado com a segurança cibernética por parte das empresas de Tecnologia da Informação para que o novo ecossistema possa se desenvolver.

“Precisamos entender que o blockchain é seguro, mas a sua integração com outros sistemas também precisa ter a segurança garantida. É fundamental que possamos garantir essa integração com sistemas já existentes, trabalhando juntos e atualizando essas tecnologias. É um grande desafio, mas também uma ótima oportunidade para que as empresas de TI possam auxiliar nesse processo de inovação”, acrescenta.

Sobre a Infosys

A Infosys é uma das líderes globais em tecnologia da informação da próxima geração e consultoria. Capacitamos clientes em 50 países, para que possam navegar em sua jornada de transformação digital. Com mais de três décadas de experiência na gestão de sistemas e processos de empresas globais, temos a habilidade de orientar nossos clientes em sua jornada digital. Visite www.infosys.com, para ver como a Infosys (NYSE:INFY) pode ajudar a sua empresa a navegar rumo à transformação digital.

 

fonte: RPMA Comunicação

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Como a Cria LED e a tendência de publicidade em PDVs transformam o varejo

Como a Cria LED e a tendência de publicidade em PDVs transformam o varejo

A publicidade offline em pontos de venda (PDVs) está ganhando relevância no cenário de marketing global, segundo a pesquisa “Media Reactions 2024” da Kantar. Em meio à crescente digitalização, os consumidores ainda valorizam experiências físicas, especialmente aquelas que utilizam tecnologia para criar engajamento e valor imediato. Por que importa? Os PDVs não são apenas locais