Por que você precisa estar atento à reforma judiciária de Israel

Por que você precisa estar atento à reforma judiciária de Israel?

            A imprensa mainstream do mundo inteiro está dizendo que é um “ataque à democracia”. Será mesmo?

A nomeação de juízes em Israel é um processo complexo que envolve diferentes instâncias do poder público e conta com a participação de diversos atores da sociedade civil.

O sistema judicial israelense

O sistema judicial israelense é dividido em três instâncias: a Justiça de Paz, os Tribunais de Primeira Instância e os Tribunais de Apelação. O Supremo Tribunal de Israel é o tribunal mais alto do país e é composto por 15 juízes, sendo que um deles ocupa a posição de Presidente.

Seleção dos candidatos

O processo de seleção dos candidatos a juízes em Israel é realizado pelo Comitê de Nomeação de Juízes, um órgão composto por nove membros: três representantes da Ordem dos Advogados de Israel, dois representantes do Ministério da Justiça, dois representantes do Knesset (o parlamento israelense) e dois representantes do Supremo Tribunal.

O Comitê é presidido pelo Ministro da Justiça e é responsável por avaliar os candidatos a juízes, escolhendo aqueles que considera mais qualificados para o cargo. Os critérios de seleção incluem a formação acadêmica, a experiência profissional, a conduta ética e a capacidade de tomar decisões imparciais.

Os candidatos selecionados pelo Comitê de Nomeação de Juízes passam por um processo de entrevistas e avaliações, que inclui uma análise de seu histórico profissional e acadêmico, bem como uma verificação de antecedentes criminais.

Nomeação dos juízes

Após a seleção dos candidatos, o Comitê de Nomeação de Juízes envia uma lista tríplice com os nomes dos candidatos mais qualificados para o cargo ao Ministro da Justiça e esse apresenta a lista tríplice ao Gabinete do Primeiro-Ministro, que decide quem será nomeado para o cargo.

O processo de nomeação de juízes em Israel é geralmente considerado transparente e imparcial. No entanto, há críticas ao fato de que o Comitê de Nomeação de Juízes é composto por representantes do poder público e da Ordem dos Advogados, o que poderia limitar a diversidade de opiniões e perspectivas na seleção dos candidatos.

A proposta busca diminuir o poder político na Corte. Será mesmo que a reforma judiciária de Israel (que o Brasil tanto precisa) é um ataque à democracia? Eis a questão.

fonte: Jornalista Allan dos Santos

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Epic Games libera jogo grátis do dia! Resgate ainda hoje (19)

Epic Games libera jogo grátis do dia! Resgate ainda hoje (19)

Chegamos nas tradicionais festas de fim de ano. Sabe o que isso significa? Que a Epic Games Store presenteará os membros da plataforma com uma lista de jogos gratuitos — que, aparentemente, serão liberados gradualmente até o mês de janeiro. O novo game, inclusive, foi disponibilizado nesta quinta-feira (19) e trata-se de Vampire Survivors. Leia