
Aumento de juros nos EUA
O comitê de política monetária dos EUA (FOMC) decidiu aumentar em 0,25% os juros básicos no país, na última quarta-feira. A meta de juros passa a ser 4,75-5% ao ano, até a próxima reunião do comitê de política monetária em 2 e 3 de maio. O banco central dos EUA (FED) comunicou que vai priorizar o combate à inflação e que o sistema bancário americano é “seguro e resistente”.
Manutenção dos juros no Brasil
O comitê de política brasileiro (COPOM) decidiu manter a meta para os juros básicos (a taxa SELIC) em 13,75%, seguindo a expectativa de mercado. O comunicado ao mercado pela autoridade veio em uma linha mais dura, ao apontar que ainda não há espaço para a flexibilização dos juros. A atenção do mercado agora volta-se ao plano fiscal a ser apresentado em abril pelo governo federal.
First Citizens compra Silicon Valley Bank
O Citizens comprou a maior parte Silicon Valley Bank (SVB), após o colapso que fez com que todo o mercado bancário mundial entrasse em queda nas últimas duas semanas. A notícia causou um efeito positivo no mercado.
Aquisição do Credit Suisse pelo UBS
O UBS adquiriu o Credit Suisse (CS) por US$ 3,25 bilhões na segunda-feira passada, valor esse que foi 60% menor do que no fechamento de mercado na sexta-feira anterior. O regulador suíço mediou a aquisição para proteger o sistema bancário internacional. O CS era o segundo maior banco da Suíça e tinha importância sistêmica global. Credores dos títulos AT1 do CS perderam US$ 17 bilhões com o episódio.
Resumo do mercado
Acompanhe os principais indicadores do mercado financeiro global: