Esquina da Cultura pode ser chamada como tal?

Esquina da Cultura pode ser chamada como tal?

“Esquina da Cultura”: é o que afirma então categoricamente o Poder Executivo, na promoção da cultura local, em Guarapari, ES. Tal evento pode ser chamado de Esquina da Cultura?

Paula Fernandes, Renato Teixeira, The Fevers, Biafra, 14 Bis e mais famosos, para contribuição com a cultura da cidade??  É isso mesmo??

Imaginemos o valor exorbitante gasto com estas personalidades famosas, que durante poucas horas de shows levarão para casa um satisfatório e vultuoso cachê financeiro, então eu pergunto:  a cultura local será beneficiada?

Com esta ¨constelação¨ de artistas da mídia nacional e um investimento que deve superar alguns milhões de reais, qual é a mensagem que se pretende passar?

Guarapari tem a fama de cidade turística ou um recanto de belezas naturais, mas esquecem nossos digníssimos administradores e demais autoridades públicas de que a cidade com os seus quase 500 anos de vida, também possui patrimônios históricos e uma vasta e valiosa literatura secular.  Investir neste resgate cultural entre outras questões não tem sido o foco dos poderes locais que se contentam com pequenas promoções e aportes financeiros para produções de eventos que nada agregam aos esquecidos movimentos sociais e culturais existentes na cidade.

Como sugestão, ao invés de milhões de reais destinados aos famosos artistas brasileiros, poderia-se reservar 1/3 deste montante e estabelecer uma política cultural (Lei de Incentivos) objetivando o resgate histórico, literário e promoções de grupos e movimentos ligados às artes cênicas, cinema, música e inúmeros outros segmentos culturais existentes aqui mesmo no município de Guarapari.

É preciso valorizar e incentivar o artista local e não ¨financiar¨ artistas de outros estados com argumentações de que a cultura local está sendo beneficiada.

  • ATUALIZADO EM 16/08/2023

Após seu encerramento, a Esquina da “Cultura” foi alvo de debate hoje, 16/08, na CMG.

Confira um trecho da reunião pública, no vídeo abaixo:

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Cavalcanti

Colunista de Cultura, Filosofia, História, Política e áreas correlatas no portal DN - Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias checadas e publicadas por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

Mundo Moderno conquista o bronze no Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17

Mundo Moderno conquista o bronze no Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17

O Centro Educacional Mundo Moderno, de Cariacica, que representou o Espírito Santo na disputa feminina do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, conquistou a medalha de bronze na competição, nesta sexta-feira (13), em Brasília. Já a Escola Estadual de Ensino Médio Emir de Macedo, representante capixaba no torneio masculino, terminou na sexta colocação. Este é