Inflação nos EUA
A inflação nos EUA subiu 0,2% em julho, fortalecendo a tese de que o FOMC (comitê de política monetária americano) manterá a taxa de juros estável, na faixa de 5,25% e 5,5%, na sua próxima reunião, em setembro. Em base anual, o índice de preços subiu 3,2% em julho, ante 3% em junho. O índice ainda se encontra acima da meta de inflação, estabelecida em 2%.
Economia Chinesa
Diferente das principais economias que ainda enfrentam problemas inflacionários, a China segue na direção oposta. O índice de preços da China entrou em terreno negativo, o que não ocorre desde 2021. O acumulado da inflação em 12 meses ficou em -0,3% no mês de julho. Além disso, o país também está lidando com a crescente dívida do governo, desafios no mercado imobiliário, desemprego recorde entre jovens e queda nas exportações e importações.
Inflação no Brasil
O IBGE divulgou na sexta-feira (11) que o IPCA superou as expectativas ao registrar aumento de 0,12%. Com o resultado, a inflação acumulada dos últimos 12 meses atingiu 3,99%, ante 3,16% registrado no mês de junho. Esse cenário encerra a sequência de mais de um ano de reduções (o pico foi em abril de 2022 com 12%). O principal responsável pelo aumento do IPCA é o setor de transportes, particularmente, por força dos combustíveis. Os grupos de saúde e despesas pessoais também contribuíram para a elevação do índice, mas em menor magnitude. Já os itens de habitação e alimentação fora do domicílio foram as principais categorias que registraram queda de preços no mês.
Drex: real digital
O Banco Central anunciou o Drex, nome oficial do real digital do país, na segunda-feira (7). Cada letra tem um significado: o “D” representa “digital”; o “R” o real; o “E” simboliza a palavra eletrônica; e o “X” passa a ideia de modernidade e conexão. Com previsão de lançamento até o final de 2024, a principal função do Drex será facilitar as transações feitas em ambientes digitais sem usar o dinheiro físico. Tanto o Drex quanto o real físico terão o mesmo valor monetário.
Vem por aí…
Os principais acontecimentos desta semana são: ata do FOMC, vendas no varejo, produção industrial nos EUA; PIB e inflação da zona do euro; produção industrial, venda no varejo e taxa de desemprego na China.
Acompanhe os principais indicadores do mercado financeiro global:
fonte: Nomad