A cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES) acaba de celebrar a assinatura do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para a modernização e expansão do sistema de iluminação pública da cidade. O número de pontos de luz será ampliado de 18.556 para 23.079.
Com a iluminação mais eficiente, a expectativa é de uma redução significativa no consumo de energia, estimada em 60%, o que resultará não só em economia aos cofres públicos, mas também sustentabilidade e benefícios ao meio ambiente, além de melhorar a segurança, a mobilidade e o conforto da população cachoeirense. A infraestrutura também permitirá a implantação de diversos outros serviços públicos, como Wi-Fi, fibra óptica, e videomonitoramento, um grande avanço para uma cidade mais inteligente e conectada.
O consórcio vencedor da licitação para a concessão administrativa da operação, o Iluminatek Luz de Itapemirim, formado pelas empresas Tradetek Soluções em Iluminação Pública e Infraestrutura LTDA, que é também a fabricante das luminárias led Argos mais eficientes e com maior vida útil do mercado nacional, e a empresa Endeal Engenharia e Construções LTDA, apresentou a menor contraprestação mensal, uma proposta que representa um deságio de 68%, totalizando R$ 248.300,74. O contrato terá vigência de 13 anos.
Segundo o diretor-presidente do consórcio Iluminatek Luz de Itapemirim e CEO da Tradetek Soluções em Iluminação Pública e Infraestrutura LTDA, Renato Araujo, as luminárias Argos que serão utilizadas na modernização são as mais modernas disponíveis no mercado, com a melhor eficácia e vida útil, aumentando a segurança e a qualidade de vida para a população.
“Essas luminárias são preparadas para acoplar outros serviços de cidades inteligentes, como gestão à distância. Nós implantaremos aqui um Centro de Controle e Operação (CCO) e iremos monitorar de forma remota todo o sistema de iluminação da cidade. A expectativa é beneficiar toda a população”, destaca.
O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, destaca que a cidade estará na vanguarda e entre as cidades inteligentes. “A PPP em iluminação pública em Cachoeiro vai revolucionar o serviço na cidade. Isso porque a modernização do parque [de iluminação] visa o aumento de postes e a troca de todas as lâmpadas por LED, tendo como maior beneficiário o morador que perceberá na prática a diferença do que será implantado”, afirma.
Iluminação ornamental em prédios histórico-culturais
Pontos turísticos e culturais, como a catedral de São Pedro, o Palácio Bernardino Monteiro, a Casa dos Bragas, e outros, receberão iluminação especial, realçando sua beleza à noite.
“É um importante investimento na infraestrutura urbana de Cachoeiro, que terá impactos significativos nos serviços prestados à população. Com essa parceria, nosso parque de iluminação pública passará por uma inédita modernização, e isso poderá ser sentido no dia a dia dos cachoeirenses”, ressaltou Lorena Vasques, secretária municipal de Obras, Manutenção e Serviços.
Cronograma
O início da operação está previsto para 2024. Nos dois primeiros anos, o consórcio fará o cadastramento ponto a ponto de toda cidade, e a instalação e modernização do parque de iluminação, inclusive no interior de Cachoeiro. “Não vai ter mais pontos escuros, agora a iluminação vai ficar toda uniformizada nos espaços públicos”, afirma Renato Araujo.
A fiscalização do andamento dos serviços ficará sob responsabilidade da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa).
fonte: Comunicore