FBI e Europol derrubam site de vazamento de dados roubados pelo grupo RagnarLocker

FBI e Europol derrubam site de vazamento de dados roubados pelo grupo RagnarLocker

O FBI (Federal Bureau of Investigation dos EUA), a Europol (Agência da União Europeia para a Cooperação Policial) e forças policiais de outros países apreenderam sites de vazamento de dados da gangue de ransomware RagnarLocker (a.k.a Viking Spider).

“A CrowdStrike rastreia o RagnarLocker como “VIKING SPIDER”. Esse grupo está operando pelo menos desde dezembro de 2019, e é um dos primeiros adversários Big Game Hunting (um tipo de ataque cibernético que utiliza ransomware para atingir organizações de alto valor) a ameaçar publicar dados roubados em um Dedicated Leak Sites (DLS) para pressionar as vítimas. No seu período de atividade, o VIKING SPIDER postou em DLS’ dados de mais de uma centena de entidades de 27 setores”, disse o head de Operações Contra Adversários da CrowdStrike, Adam Meyers.

Ao acessar os DLS’ do de RagnarLocker na dark web, é exibida uma uma mensagem afirmando que “este serviço foi apreendido como parte de uma ação coordenada de aplicação da lei internacional”.

O grupo é conhecido por seus ataques de ransomware de toque duplo, assim chamado por criptografar arquivos e roubar dados, exigindo o pagamento de um resgate em troca da descriptografia e da promessa de não publicar os dados roubados. A gangue usou vários métodos ao longo dos anos para atingir as vítimas, inclusive tendo comprado publicidade no Facebook Inc. para pressioná-las.

“A CrowdStrike Intelligence avalia que esta operação deve impactar severamente as operações do VIKING SPIDER no médio prazo. Esta análise é feita com nível moderado de certeza, dada a eficácia de outras operações semelhantes”, concluiu Meyers.

fonte: Speyside Group

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Vivo recebe autorização do BC para ter fintech de crédito

Vivo recebe autorização do BC para ter fintech de crédito

*Conteúdo originalmente publicado no Finsiders Brasil, site parceiro do Startups A Vivo Pay , plataforma de soluções financeiras da operadora de telecomunicações, acaba de receber autorização do Banco Central (BC) para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), uma das modalidades de fintech de crédito reguladas pelo órgão. Com capital social de R$ 4,7 milhões