Dia Nacional da Consciência Negra: Um Feriado Petista

Dia Nacional da Consciência Negra: Um Feriado Petista

                    Dia Nacional da Consciência Negra: Um Feriado Petista sancionado por Dilma…

Hoje é o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil. A data foi escolhida como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que foi morto por bandeirantes em 20 de novembro de 1695.

A ideia de celebrar o dia 20 de novembro surgiu na década de 1970, no âmbito das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. Em 1971, na cidade de Porto Alegre, o Dia Nacional da Consciência Negra foi proposto pelo poeta gaúcho Oliveira Silveira, em reunião do Grupo Palmares, associação que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira.

A data petista foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Embora não seja feriado nacional, foi oficializado como tal em mais de mil cidades e seis estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo).

A Lei que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, foi proposta pelo deputado federal Luiz Alberto. Ele era membro do Partido dos Trabalhadores (PT) durante seu mandato como deputado. E a lei foi sancionada pela presidente Dilma (PT) em 2011.

Para fechar com chave de ouro, assista o vídeo do advogado abaixo e reflita. Conscientize-se:

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

STF Inicia Novo Inquérito Sobre "Fake News" no RS com Cármen Lúcia como Relatora

STF Inicia Novo Inquérito Sobre “Fake News” no RS

O pedido do novo inquérito foi feito pelo ministro Paulo Pimenta (PT) direcionado ao Ministério …