Ética e Moral, por Camila Veloso

Ética e Moral, por Camila Veloso

Em resumo, o que é Ética?

Ética é aquele conjunto de regras, que diz o que é certo e o que é errado. Tipo manual de instruções da vida. No trabalho, a ética nos ajuda a não sair pisando na bola com os colegas. Basicamente, é o que mantém todo mundo na linha.

E o que é Moral?

Moral é aquele conjunto de valores e normas que a nossa família e sociedade nos ensinam desde pequenos. Sabe quando sua mãe dizia “não minta”? Isso é moral. Pode variar entre culturas, mas geralmente envolve coisas como honestidade, respeito e não roubar o brigadeiro da festa, antes de cantar o parabéns.

Diferença entre Ética e Moral

Aquela vozinha interna dizendo “faça isso, não faça aquilo”. É mais pessoal. É o manual de comportamento universal, tipo regras do futebol. Vale pra todo mundo no ambiente de trabalho, não importa de onde você vem.

Código de Ética e Conduta

É um “documento” que diz como devemos nos comportar no trabalho. Tipo aquelas regras de etiqueta, mas para o escritório. Ser honesto e justo: nada de trapaça. Guardar segredo das coisas importantes da empresa. Nada de fofoca! Fazer o que é certo e assumir a culpa quando errar, nada de “foi o estagiário”.

Árvore Ética no Ambiente de Trabalho

É um esquema que mostra como a ética funciona dentro da empresa. Tipo uma árvore genealógica, mas sem os parentes chatos. São os valores principais da empresa, tipo honestidade e respeito. É o código de ética e conduta, que mantém tudo em pé. Políticas e procedimentos específicos, tipo as regras do dia a dia. Ações e comportamento dos funcionários. O que mostramos pra todo mundo.

Segurança de Dados e Informação

Proteger os dados da empresa e dos clientes é como proteger seu celular de curiosos. Ninguém quer ver suas mensagens, certo? E nada de “123456” ou “senha”. Capricha na senha! Só quem precisa, deve ter acesso a informações sensíveis. Tipo em uma festa VIP, onde só entra, quem tem convite. Treinar os funcionários sobre como manter tudo seguro. E nada de anotar a senha no post-it.

Conflitos de Interesse

É quando seus interesses pessoais podem atrapalhar suas decisões no trabalho. Tipo ser juiz do seu próprio jogo de futebol. Trabalhar num projeto importante e ter ações de uma empresa concorrente. Transparência é a chave. Sempre declare possíveis conflitos e siga as regras da empresa.

Auditoria e Compliance

Revisar e avaliar se tudo está funcionando como deveria, tipo aquela checada que você dá no celular do seu amigo pra ver se não tem nada estranho. Seguir as leis, regulamentos e normas da empresa. Basicamente, não fazer nada ilegal ou fora das regras. Garantir que a empresa está na linha, sem riscos legais ou de reputação. Afinal, ninguém quer ser pego de calças curtas, né?

Conclusão

Não importa a sua função, a ética deve guiar suas ações no trabalho. Com ética, a gente constrói um ambiente mais justo, seguro e produtivo.

fonte: Camila Veloso é Cientista de Dados, Engenheira de Software, Mentora Técnica Voluntária na Escola da Nuvem e Engenheira de Inteligência Artificial.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Inteligência artificial vai substituir profissional incapaz de tomar decisões

Inteligência artificial vai substituir profissional incapaz de tomar decisões

“O grande diferencial do ser humano é a capacidade de tomar decisões”. Com essa declaração …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *