Evento apresentou os trabalhos desenvolvidos durante as aulas dos componentes curriculares da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
No último dia letivo do primeiro semestre, o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) João XXIII, Escola do Futuro em Barra de São Francisco, promoveu a “Feira Internacional – Olimpíada 2024: Celebrando a Diversidade Global”. O evento apresentou os trabalhos desenvolvidos durante as aulas dos componentes curriculares da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. ,
Sob a coordenação do professor Alan Conrado de Oliveira Neto, a feira abordou aspectos culturais dos países participantes da Olimpíada 2024. Entre os temas explorados estavam danças, músicas, artesanato, culinária e trajes típicos, além de questões econômicas e os legados dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.
Cada turma representou um país, garantindo a inclusão de nações de todos os continentes e com diferentes níveis econômicos. Durante o período matutino, apresentações ocorreram na quadra poliesportiva, com premiações para as turmas que melhor representaram seus países. À tarde, foram montados estandes no espaço externo da escola, onde ocorreram apresentações orais.
O evento foi aberto ao público, permitindo que a comunidade local prestigiasse as atividades. A familiaridade de alguns alunos com equipamentos adquiridos pela Escola do Futuro, como a máquina de corte e a impressora 3D, foi essencial para a confecção dos estandes e das medalhas de premiação.
Os estudantes Arthur Andrade Lima e Vitória Miranda Vencioneck destacaram a importância da feira para a aprendizagem. “O projeto da feira de Olimpíadas foi um verdadeiro sucesso. Conseguimos apreciar, conhecer e aprender mais sobre a diversidade cultural. Um ponto muito importante foi a forma como nós, por intermédio da feira, valorizamos as pessoas com deficiências físicas, já que esse é o intuito da Paraolimpíada”, comentou Arthur Lima.
“Foi um evento muito importante para a conscientização da inclusão e igualdade, além de buscarmos desenvolver o pilar da convivência entre os alunos, para que se dedicassem ao máximo e se unissem para dar o seu melhor e apresentar um trabalho de excelência. Tenho certeza de que a nossa turma ficou honrada em participar desse projeto e, com ele, aprendeu bastante sobre empatia, união e, principalmente, respeito”, completou Vitória Vencioneck.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital, por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.