Tecnologia e controle de qualidade são alguns dos destaques da produção dos alimentos para pets da Fábrica Adimax. Estes e outros pontos foram possíveis de identificar por meio de uma visita da Equipe Cães e Gatos realizada no complexo fabril, em um convite à imprensa, dentro do Programa Portas Abertas da empresa, que recepciona parceiros, lojistas e convidados para acompanhar o processo de fabricação dos produtos da marca Magnus, Origens, Fórmula Natural e Qualidy.
Contando com seis fábricas espalhadas pelo Brasil e projeção para oito plantas até o fim do ano, a Adimax conta com mais de 2400 colaboradores, uma transportadora própria e diversas certificações ISO. A linha de produção, que funciona 24 horas, nos foi apresentada pela colaboradora Pauline do setor de Gestão de Qualidade, que apresentou toda a tecnologia e qualidade da Adimax, que conta com diversos projetos sociais ativos, além da qualidade de excelência.
Processo de produção automatizado
Para a produção de diversos alimentos para cães e gatos, sejam secos ou úmidos, todo o processo de produção segue uma linha, desde a recepção das matérias-primas até a embalagem e logística no final.
Pauline conta que equipes acompanham todo o processo, que passa por telas de computadores e monitores de equipamentos, onde é possível ter o controle total do processo, sabendo exatamente as quantidades e qualidades dos produtos.
Em suas linhas de produção separadas por marcas e produtos, a Adimax desenvolveu seu parque fabril com excelência em organização e limpeza, onde os visitantes podem acompanhar e aprender sobre o processo todo através de uma passarela superior, que percorre todas as áreas de produção.
Com todo o processo automatizado ou semiautomatizado, o destaque vai para o setor de logística e estoque, onde o processo de organização, armazenamento e controle de qualidade é realizado de maneira 100% automatizada, que conta com empilhadeiras robôs e colaboradores para o controle e acompanhamento do processo.
Qualidade em destaque
A porta-voz revela que diversas etapas de produção das rações, petiscos e alimentos para pet passam por um criterioso processo de controle de qualidade, onde as equipes focam em manter mais do que a qualidade do produto, mas na entrega real do produto ao cliente com todos os ingredientes e nutrientes necessários para os pets.
“Seja na recepção das proteínas ou grãos, o controle acontece antes mesmo dos caminhões entrarem na fábrica, afinal se não estiverem dentro do padrão desejado, nem passam para dentro do portão, já evitando possíveis contaminações”, destaca Pauline.
Ela ainda cita que, após entrar e descarregarem os insumos, a equipe retira amostras em cada processo da linha de fabricação, onde os laboratórios fazem as devidas análises, mantendo a qualidade em alto nível, evitando qualquer desencontro com o padrão estabelecido pelo setor de Produtos e Desenvolvimento.
Tendo seu parque fabril produzindo diversas marcas, a preocupação com a contaminação cruzada dos insumos e fórmulas é outro destaque, onde as equipes mantêm seus olhos voltados para a rotina de produção, garantindo que não haja mistura entre os produtos.