Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim tem atividades com jogos educativos

Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim tem atividades com jogos educativos

Em comemoração ao Dia do Estudante, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Inah Werneck, realizou, na última semana, uma série de jogos educativos e brincadeiras na quadra da unidade prisional do Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim. A iniciativa busca promover a educação participativa, a integração social, estimulando a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização. Desta forma, oferecendo uma oportunidade de aprendizado lúdico e colaborativo. Os jogos propostos variam desde atividades físicas tradicionais até dinâmicas que estimulam o raciocínio lógico e a criatividade.

Entre as atividades físicas, foram desenvolvidos jogos populares, jogos cooperativos, jogos estratégicos com atividades físicas para promover o desenvolvimento físico que não apenas incentivam o exercício físico, mas também promovem a cooperação, o trabalho em equipe e a disciplina.

Como resultado pedagógico, a iniciativa trouxe um impacto positivo da abordagem lúdica no processo de aprendizagem. Os jogos educativos não apenas reforçaram conteúdos acadêmicos, mas também despertaram nos alunos um maior interesse e motivação pelos estudos. A integração de atividades físicas e jogos em grupo promoveu o desenvolvimento de habilidades sociais, como cooperação, comunicação e resolução de conflitos, essenciais para a reintegração social dos internos.

Além disso, a prática regular de exercícios físicos contribuiu para a melhoria do bem-estar físico e mental dos alunos, criando um ambiente mais propício ao aprendizado e ao crescimento pessoal. Em suma, o projeto demonstrou que a educação pode ser enriquecida e tornada mais inclusiva e eficaz por meio de metodologias inovadoras e integrativas.

A professora Michelle Aparecida destaca que os jogos lúdicos e de cooperação têm uma capacidade única de promover o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. “Eles oferecem um ambiente seguro e estruturado, no qual os internos podem praticar e aperfeiçoar competências fundamentais para a vida em sociedade. Por meio desses jogos, trabalhamos valores como respeito, empatia, colaboração e a resolução pacífica de conflitos. Evidenciou também, que participar desse tipo de atividade permite que os internos desenvolvam a habilidade de trabalhar em equipe, compreendendo a importância da comunicação clara, da confiança mútua e do apoio recíproco”, disse.


Envie sua sugestão de pauta para: 
pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Estudantes da EJA participam do projeto ‘Literatura de Cordel: poesia, cultura e tradição em cada verso!

Estudantes da EJA participam do projeto ‘Literatura de Cordel: poesia, cultura e tradição em cada verso!

A iniciativa contou com estudo, escrita e montagem de mural sobre o gênero literário. Com o objetivo de apresentar a estrutura da Literatura de Cordel aos estudantes, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Narceu de Paiva Filho, localizada em Ibiraçu, desenvolveu o projeto “Literatura de Cordel: poesia, cultura e tradição em cada