Durante a visita, os estudantes exploraram locais que retratam importantes capítulos da trajetória do povo Afrodescendente no Brasil.
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Narceu de Paiva Filho, localizada no município de Ibiraçu, participaram, na última sexta-feira (16), de uma aula de campo na cidade de São Mateus. A atividade buscou conectar os estudantes à história e à cultura dos povos negros, destacando a luta e a resistência dos escravizados.
Durante a visita, os estudantes exploraram o Sítio Histórico do Porto, a Casa de Constância e o Quilombo São Cristóvão, locais que retratam importantes capítulos da trajetória do povo afrodescendente no Brasil. A atividade teve o objetivo de proporcionar uma imersão na história e cultura do povo negro e reforçar a importância da formação do senso crítico e da consciência social entre os estudantes.
Segundo o professor de História da unidade de ensino, Cassio Coelho Barbosa, a ação proporcionou uma verdadeira “viagem no tempo”, levando os alunos a compreender a importância da preservação desses espaços para a memória e a reflexão social.
“Foi magnífico levar os alunos para vivenciar o encontro com nossas origens e com os povos tradicionais. Eles registraram tudo em suas memórias e consciências. Em alguns, foi visível a indignação com as vulnerabilidades de comunidades tão importantes para nossa história e identidades”, contou Barbosa.
A estudante Fabrícia Pandolfi destacou o impacto da visita. “Pude ver com outros olhos a verdadeira realidade da vida do povo quilombola. Foi incrível ver um povo tão sofredor nunca desistir. Na eletiva, estamos aprendendo a cada dia o significado da representatividade do povo negro no Brasil, e contextualizar isso com os lugares visitados foi enriquecedor”, disse a aluna.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707