Exercício integrado das Forças Armadas conta com participação de militares estrangeiros

Exercício integrado das Forças Armadas conta com participação de militares estrangeiros


Publicado em

11/09/2024 18h49


Brasília (DF), 11/9/2024
– Nesta quarta-feira (11), ocorreu a demonstração da Operação Formosa no Campo de Instrução de Formosa (CIF), em Goiás. Coordenada pela Marinha do Brasil, a atividade é um exercício integrado das Forças Armadas. Este ano, a edição conta com a participação de militares dos Estados Unidos e da China, além de observadores de outros oito países. Além do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, acompanharam a apresentação o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire.

.

O exercício, que segue até o dia 17 de setembro, conta com a participação de cerca de 3 mil militares das Forças Armadas, além de aeronaves, blindados, viaturas, armamentos e outros equipamentos. O emprego conjunto das tropas assegura o preparo dos militares como força estratégica capaz de atuar no país e no exterior. De forma inédita, a operação conta, ainda, com a participação da primeira turma de mulheres soldados fuzileiros navais, além de observadores e tropas da África do Sul, Argentina, China, Estados Unidos, França, Itália, México, Nigéria, Paquistão e República do Congo.

.

O treinamento inclui o emprego conjunto de armas de apoio, manobras táticas, fogos de artilharia, operações aéreas e especiais. Entre os meios utilizados estão carros de combate, veículos blindados, carros lagarta anfíbios (CLAnf), aviões, helicópteros, aeronaves remotamente pilotadas (ARP), obuseiros de artilharia e lançadores múltiplos de foguetes Astros.

.

O comandante da Divisão Anfíbia da Força de Fuzileiros da Esquadra, Contra-Almirante (FN) Cláudio Eduardo Silva Dias, destacou que a atividade ocorre há 34 anos e que possibilita a execução plena das capacidades das Forças Armadas brasileiras. “Este campo permite o emprego de munição real. Então, todos os nossos armamentos são utilizados em sua plenitude, com munições de diversos calibres, artilharia, morteiros e, até mesmo, o nosso foguete Astros”, afirmou.

Durante a demonstração, ocorreram atividades como infiltração de paraquedistas, e visitas à Unidade Avançada de Trauma (UAT) com telemedicina, posto de descontaminação Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) e laboratório móvel de detecção de agentes químicos.

Por Jussara Santos
Fotos: Érico Alves/MD e Marinha do Brasil

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD)

Telefones: 55 61 3312-4071/4102

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Josh Shapiro mal escapa do assassinato; Por que Trump deveria chamá -lo

Josh Shapiro mal escapa do assassinato; Por que Trump deveria chamá -lo

A violência política está fora de controle. Eu não me importo com qual parte você se identifica. Não me importo se você gosta ou não gosta de Donald Trump. Isso vem construindo há anos, e talvez tenhamos sido tão inseridos quanto com a maioria dos tiroteios em massa. O exemplo mais proeminente, é claro, são