Da vontade de conhecer os Estados Unidos à potência de tecnologia e comércio eletrônico da China. Do desenho de pequenas entregas para proporções mundiais, o Alibaba Group encerrou o ano passado como a sétima empresa mais valiosa do mundo, reunindo em seu ecossistema unidades de negócio (também milionárias) que atendem 240 países.
Ingressou na Bolsa de Nova York em 2014 batendo recordes, com o “maior IPO do mundo” até o momento, e não parou de se reinventar, diversificando seus ramos de atuação.
Em uma reestruturação recente, modificou também a atuação de Jack Ma, fundador do conglomerado, famoso por seu egocentrismo e pela sua obstinação em conquistar mais negócios.
Começo do Alibaba
A empresa foi criada em 1999, por Jack Ma com o intuito de apoiar e agilizar as entregas de pequenas e médias empresas chinesas na internet. A oportunidade surgiu, após o empresário concluir sua graduação nos Estados Unidos, país que sempre o atraiu.
Isso porque, ainda criança, Richard Nixon, o então presidente norte-americano, visitou a China e passou também por sua cidade natal, Hangzhou. A visita despertou nele a vontade de aprender inglês, mesmo parecendo algo inatingível dentro da sua realidade. Conseguiu. Tornou-se guia turístico e estudou na Universidade de Hangzhou (EUA) para ser professor de língua inglesa.
Durante o período de graduação, teve contato pela primeira vez com a internet e novamente se encantou. Obstinado, passou a dedicar tempo a entender melhor seu funcionamento e uma possível relação com empreendedorismo. Em 1995, começou a trabalhar na China Yellowpages, um site que apoiava empresas chinesas e quatro anos depois, em 199 fundou a sua própria empresa.
Facilitar por essência
A primeira equipe era formada por 18 pessoas, que juntas trabalhavam na criação de um produto B2B (business-to-business) com a missão de facilitar a realização de negócio independente da localidade. Na ocasião, o mercado chinês não tinha uma expressão mundial e a proposta era promover esta integração.
Aliás, o nome “Alibaba” também segue este propósito. Ma se inspirou em um nome que fosse fácil de falar em qualquer língua e que também representasse o valor de um bom atendimento no comércio.
Passou os primeiros anos focado em entender a identidade do produto, estruturar as transações e captar investimentos para continuar seu crescimento.
Alibaba X eBay
Desde o início, precisou lidar com uma disputa com eBay. O marketplace entrou na China em 2003 e, diferente do Alibaba, com uma estrutura mais organizada.
Apesar dos desafios, a empresa de Ma tinha um diferencial: conhecia melhor o mercado e, consequentemente, o consumidor. Isso fez diferença. Na ocasião, a maioria dos chineses ainda não tinha cartão de crédito o que invalidava as transações do eBay.
Da dificuldade surgiu a ideia de criar o Alipay, um sistema de pagamento embrionário para o Ant Payment. A oportunidade fez toda a diferença e levou a empresa a começar seu crescimento de forma acelerada.
Novas projeções
Entre erros e acertos, soube crescer de uma forma estruturada. Diversificou o produto e o ramo, passando atender o mercado B2C, ou seja, falando diretamente com o cliente final, e entrando também em tecnologia, logística e entretenimento. Alcançou a Ásia e, depois, o mundo.
A empresa cresceu tanto que, em 2014, ingressou na Bolsa de Nova York com recorde, alcançando o “maior IPO da história”, até o momento.
Unidades de negócio
Desde o ano passado, o Alibaba está dividido em seis unidades de negócio:
1- Cloud Intelligence Group: serviços de inteligência artificial em nuvem para empresas e governos. Inclui as empresas: Alibaba Cloud, Damo Academy e DingTalk.
2- Taobao Tmall Commerce Group: serviços de comércio eletrônico para varejistas e consumidores. Inclui as empresas: Taobao, Tmall, e outras plataformas de varejo do grupo.
3- Local Services Group: inclui plataforma de navegação Amap, serviço de entrega Ele.me e outros negócios de serviços locais. Empresas dentro da unidade incluem Ele.me, Koubei, e outras plataformas de serviços locais.
4- Cainiao Smart Logistics: soluções logísticas inteligentes para empresas de comércio eletrônico. Inclui as empresas: Cainiao Network e outras empresas de logística do grupo.
5- Global Digital Commerce Group: serviços de comércio eletrônico para clientes globais. Inclui as empresas: AliExpress, Tmall Global, Lazada e outras plataformas internacionais do grupo.
6- Digital Media and Entertainment Group: conteúdo e serviços de entretenimento digital. Inclui as empresas: Youku, Alibaba Pictures, Alibaba Music e outras empresas de entretenimento do grupo.
Por que importa?
A empresa visa dar saltos maiores e anunciou desde o ano passado possíveis IPOs. Também segue em crescimento mundial e ditando tendências.