A ação teve como objetivo promover o letramento científico dos alunos do Ensino Fundamental por meio do workshop.
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, localizado em Vila Velha, realizou, nessa terça-feira (08), uma oficina de desenho com carvão e pintura com tintas minerais. O projeto foi realizado em parceria com o Projeto Letramento Científico, coordenado pelo professor José Paulo Nascimento, e o Laboratório de Popularização da Ciência, projeto de extensão universitária da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A ação teve como objetivo promover o letramento científico dos alunos do Ensino Fundamental por meio do workshop, incentivando a investigação dos processos de produção e das propriedades dos materiais utilizados na arte. A atividade visou estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico, relacionando a prática artística com conceitos de química e geologia, como a origem e composição dos pigmentos minerais, bem como os processos físicos envolvidos no uso do carvão no desenho.
De acordo com os professores responsáveis pela ação, José Paulo Nascimento e Josy Pereira Silva, buscou-se integrar a arte e a ciência, desenvolvendo habilidades de observação, experimentação e análise. Ao final do workshop, os estudantes foram capazes de identificar e explicar a origem e composição dos materiais artísticos utilizados, compreendendo os processos naturais envolvidos na formação.
“Eu achei a oficina muito legal porque nunca tinha desenhado com carvão ou usado tintas feitas de materiais da natureza. Descobri que muita coisa que usamos vem da terra, e isso me fez pensar mais sobre a natureza. A atividade mostrou que a ciência está em todo lugar, não só nos livros”, contou o estudante Guilherme Policarpo Barbosa.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707