Durante o Congresso Indústria Digital 2025, Rogerio Nicolai, Diretor de Negócios do Pinterest para o Brasil, compartilhou as previsões sobre o papel da Geração Z nas tendências de 2025.
O Pinterest é uma plataforma onde os usuários não apenas compartilham o presente, mas também planejam o futuro, o que se alinha ao comportamento visionário da Geração Z.
- No Brasil, 40% dos usuários ativos do Pinterest pertencem a essa geração, e eles salvam 2,5 vezes mais conteúdo do que outras gerações, sendo que muitos desses Pins envolvem produtos que são vistos como parte do conteúdo, e não como interrupções publicitárias.
Além disso, a Geração Z está crescendo mais rapidamente no Pinterest, com um aumento de 30% em comparação com outras faixas etárias.
Essa geração, composta por nativos digitais, já começa sua jornada de compra pelas plataformas sociais, e 76% dos usuários dessa geração iniciam suas pesquisas de intenção de compra online. Outro dado relevante é que 69% dos brasileiros fazem uma compra após serem impactados por anúncios em redes sociais.
Sonhar, planejar, idealizar. Essas são algumas das palavras usadas para descrever a natureza de navegação e consumo de conteúdo dentro da plataforma.
As pessoas não usam a plataforma para compartilhar o que estão vivendo, ou o passado, mas sim para planejar o que pode acontecer, há uma intenção de futuro.
A adoção de uma abordagem menos invasiva e mais integrada ao conteúdo, além de uma navegação positiva e personalizada, será essencial para as marcas que desejam conquistar esse público.
O Pinterest se destaca como uma plataforma onde a publicidade pode ser parte do fluxo natural de navegação, sem causar estresse, o que o torna uma ferramenta poderosa para alcançar a Geração Z.