Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Damasceno Filho, localizada no município de Baixo Guandu, apresentaram, no dia 29 de outubro, um vlog documentário sobre o Cine Alba, icônico cinema da cidade que teve suas atividades encerradas após um princípio de incêndio.
Segundo o professor de Língua Portuguesa Bruno Henrique Castro, o projeto buscou expor o olhar dos estudantes sobre o estabelecimento, bem como a valorização do patrimônio cultural local e o desenvolvimento de habilidades técnicas e colaborativas. “A atividade incentivou nos alunos uma consciência crítica. A produção foi compartilhada nas redes sociais, ampliando o alcance da narrativa e consolidando o protagonismo dos estudantes na preservação da memória de Baixo Guandu”, destacou o docente.
Durante o processo de produção do vlog, com o objetivo de desenvolver habilidades de comunicação audiovisual trabalhadas em sala de aula, os estudantes precisaram pesquisar dados, selecionar o conteúdo, elaborar o roteiro do documentário, participar das filmagens e, por fim, realizar a edição do material.
Além disso, com o intuito de tornar o projeto ainda mais imersivo, os alunos conheceram o interior do espaço desativado. “A visita não apenas permitiu que os alunos se conectassem com a história do local, mas também ofereceu um ambiente para capturar imagens e realizar entrevistas com antigos frequentadores”, acrescentou Bruno Henrique Castro.