O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) anuncia o lançamento do “Manual de Publicidade para Médicos-Veterinários”, com o intuito de auxiliar os profissionais nas divulgações dos seus serviços e sanar as principais dúvidas sobre as permissões e restrições que envolvem a publicidade dos serviços médicos veterinários.
Elaborado pela Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais, o manual é uma ferramenta não apenas para estudantes, mas, especialmente, para recém-formados e profissionais que desejam esclarecer dúvidas sobre a promoção de seus serviços. Ele abrange orientações práticas para a criação de materiais gráficos de divulgação, como cartões de visita.
O manual inclui, entre outros pontos, a Resolução do CFMV nº 780/2004, que define os critérios para a divulgação de publicidade na Medicina Veterinária, alinhando-se aos princípios estabelecidos no Código de Ética Profissional do Médico-Veterinário.
“A publicação do Manual de Publicidade reflete a missão do Conselho de atuar como um orientador. Esperamos que os profissionais façam uso deste recurso sempre que necessário”, destaca a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao.
Para a coordenadora técnica médica-veterinária do Regional, Carla Maria Figueiredo, o documento é uma importante ferramenta para esclarecimentos e conscientização referente à divulgação pública dos serviços médicos-veterinários veiculados por meio de comunicação de massa, como a internet, à luz das normativas vigentes expedidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). “É uma forma de garantir um caráter educativo da publicidade e evitar o sensacionalismo, autopromoção, concorrência desleal ou o desprestígio da profissão”, disse.
Redes sociais
Nos últimos anos, muitos médicos-veterinários têm utilizado suas redes sociais para promover seus serviços, por isso, é fundamental que adotem uma abordagem ética e cuidadosa nessa divulgação.
A publicidade de casos clínicos nas redes sociais sem a autorização prévia dos tutores dos animais não apenas infringe o Código de Ética Profissional, mas também pode resultar na abertura de processos éticos. Uma das principais metas do manual é resguardar os profissionais contra esse tipo de penalização.
Carla Maria Figueiredo ressalta a importância de estar atento aos erros mais comuns na divulgação pública de serviços médicos-veterinários. “Entre estes erros, podemos destacar: promover métodos ou técnicas que não possuem comprovação científica; expor a imagem de pacientes como forma de divulgar procedimentos ou resultados de tratamentos; permitir que seus serviços sejam oferecidos como prêmios de qualquer tipo; divulgar preços e formas de pagamento dos serviços; e anunciar serviços como gratuitos ou com valores promocionais”, enfatiza a coordenadora técnica.
Fiscalização
O período de promoções como a Black Friday movimenta o setor de denúncias e fiscalização no Regional, no entanto, os casos relacionados ao descumprimento das regras publicitárias na Medicina Veterinária são analisados durante todo o ano.
Como exemplo de infrações mais comuns, Carla Maria Figueiredo destaca que “muitos profissionais oferecem descontos em consultas e vacinas”, e lembra também que os casos em que “médicos-veterinários criam pacotes de serviços clínicos e até mesmo condicionam os cuidados profissionais ao faturamento da comercialização de produtos, serviços do petshop ou banho e tosa” contrariam gravemente o Código de Ética e regulamentações que normatizam as práticas publicitárias.
Viu uma propaganda irregular? Saiba como proceder
Se você se deparou com uma propaganda irregular, é fundamental saber como proceder. Acesse a plataforma CRMV–SP e busque no Acesse Rápido a aba “Denúncia Ética”. O setor de Fiscalização do Regional é o responsável por receber denúncias relacionadas a irregularidades em empresas e estabelecimentos, bem como ao exercício ilegal da profissão.
Recentemente, o Conselho implementou um novo sistema de fiscalização remota, que tem como objetivo agilizar os processos e esclarecer as dúvidas dos profissionais. Para formalizar sua denúncia, basta preencher o formulário disponível aqui.
Para acessar o Manual, clique neste link.
Fonte: CRMV-SP,
FAQ
Onde está disponível o Manual?
O documento está disponível no site do CRMV-SP, por meio deste link.
Qual o objetivo desse Manual?
O objetivo do material é o de auxiliar os profissionais nas divulgações dos seus serviços e sanar as principais dúvidas sobre as permissões e restrições que envolvem a publicidade dos serviços médicos veterinários.
Quem elaborou este documento?
O Manual foi elaborado pela Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP.
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