Nada de Tencent, Alibaba Group ou ByteDance. A pessoa mais rica da China é um empresário dono da maior engarrafadora de água do país. Sim, mesmo com todo poder do e-commerce chinês, a água venceu.
A Nongfu Spring responde pela venda de 26,5% de toda a água engarrafada na China. A companhia foi fundada em 1996 por Zhong Shanshan e, além de água, é grande no mercado de chás e refrigerantes.
Sua fortuna pessoal esta estimada em US$ 52 bilhões. Apenas a título de comparação, Jack Ma, fundador do Alibaba Group, tem um patrimônio pessoal estimado em US$ 24 bilhões, segundo a Forbes.
À medida que a tecnologia evolui – e com ela cresce o consumo de recursos naturais – empresas que oferecem o básico (água, por exemplo) tendem a ter um crescimento expressivo.
60% de toda água engarrafada do mundo é consumida na Ásia, África, Caribe e América Latina. Esse consumo deve crescer 6% ao ano até 2029, momento em que este mercado inteiro estará avaliado em US$ 452 bilhões.
O ponto negativo desse processo é que o consumo de plástico também cresce à medida que a venda de água engarrafada aumenta. Nos últimos 20 anos, o preço da água engarrafada multiplicou-se 3 vezes.