Escola de Vila Velha promove cidadania por meio do projeto ‘Reconhecendo o Território’

Escola de Vila Velha promove cidadania por meio do projeto ‘Reconhecendo o Território’

A iniciativa buscou promover uma reflexão crítica sobre a constituição dos espaços urbanos e suas relações de poder.

Os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, localizado em Vila Velha, tiveram a oportunidade de explorar de forma prática e interdisciplinar o espaço urbano em que vivem por meio do projeto “Reconhecendo o Território”. Coordenado pelo professor de Pensamento Científico José Paulo Nascimento, a ação contou com a integração das disciplinas de Artes e Língua Portuguesa.

A iniciativa buscou promover uma reflexão crítica sobre a constituição dos espaços urbanos e suas relações de poder, destacando o impacto dessa organização na vida das pessoas. “O projeto foi uma experiência enriquecedora. A parceria entre as disciplinas permitiu que os alunos se envolvessem ativamente na análise do território, compreendendo a história e as questões sociais que os rodeiam. Isso os ajudou a desenvolver pensamento crítico, criatividade e habilidades de comunicação, além de se verem como cidadãos conscientes e participativos”, afirmou o professor José Paulo Nascimento.

Como resultado, os estudantes produziram um jornal e diversas representações artísticas, conectando a teoria à prática. O diferencial do projeto foi a utilização da Pedagogia Baseada em Projetos, que permitiu aos alunos investigar ativamente o ambiente em que vivem, propondo reflexões sobre cidadania e identidade.

Rhuan Pimenta Trabach, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, compartilhou seu aprendizado: “Participar do projeto foi muito importante para mim. Aprendi a olhar para o bairro de forma diferente, entendendo sua história, os problemas e como isso afeta nossa vida. Foi incrível perceber que a organização da cidade vai além de ruas e prédios, abrangendo também o acesso a direitos como saúde, lazer e educação. Trabalhar em grupo me ajudou a desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e criatividade.”

A ação não apenas estimulou a análise crítica e o engajamento comunitário, mas também aproximou a escola da realidade dos estudantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento e responsabilidade social. O projeto “Reconhecendo o Território” deixou uma marca significativa na formação cidadã dos alunos, preparando-os para contribuir ativamente na construção de uma sociedade mais justa e consciente.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Governador recebe Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025

Governador recebe Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025

O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço receberam, nesta quinta-feira (17), no Palácio Anchieta, em Vitória, 45 alunos da Rede Pública Estadual que compõem o Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025. O evento faz parte da programação oficial de posse dos estudantes eleitos por seus pares nos Comitês Regionais de