A iniciativa buscou promover uma reflexão crítica sobre a constituição dos espaços urbanos e suas relações de poder.
Os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, localizado em Vila Velha, tiveram a oportunidade de explorar de forma prática e interdisciplinar o espaço urbano em que vivem por meio do projeto “Reconhecendo o Território”. Coordenado pelo professor de Pensamento Científico José Paulo Nascimento, a ação contou com a integração das disciplinas de Artes e Língua Portuguesa.
A iniciativa buscou promover uma reflexão crítica sobre a constituição dos espaços urbanos e suas relações de poder, destacando o impacto dessa organização na vida das pessoas. “O projeto foi uma experiência enriquecedora. A parceria entre as disciplinas permitiu que os alunos se envolvessem ativamente na análise do território, compreendendo a história e as questões sociais que os rodeiam. Isso os ajudou a desenvolver pensamento crítico, criatividade e habilidades de comunicação, além de se verem como cidadãos conscientes e participativos”, afirmou o professor José Paulo Nascimento.
Como resultado, os estudantes produziram um jornal e diversas representações artísticas, conectando a teoria à prática. O diferencial do projeto foi a utilização da Pedagogia Baseada em Projetos, que permitiu aos alunos investigar ativamente o ambiente em que vivem, propondo reflexões sobre cidadania e identidade.
Rhuan Pimenta Trabach, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, compartilhou seu aprendizado: “Participar do projeto foi muito importante para mim. Aprendi a olhar para o bairro de forma diferente, entendendo sua história, os problemas e como isso afeta nossa vida. Foi incrível perceber que a organização da cidade vai além de ruas e prédios, abrangendo também o acesso a direitos como saúde, lazer e educação. Trabalhar em grupo me ajudou a desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e criatividade.”
A ação não apenas estimulou a análise crítica e o engajamento comunitário, mas também aproximou a escola da realidade dos estudantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento e responsabilidade social. O projeto “Reconhecendo o Território” deixou uma marca significativa na formação cidadã dos alunos, preparando-os para contribuir ativamente na construção de uma sociedade mais justa e consciente.
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