Publicado em
13/12/2024 16h57
Atualizado em
13/12/2024 17h06
Brasília (DF), 13/12/2024 – A Marinha do Brasil celebrou, nesta sexta-feira (13), o Dia do Marinheiro. A solenidade, realizada no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, no Rio de Janeiro (RJ), também foi marcada pela imposição da Medalha Mérito Tamandaré e pelo encerramento dos cursos de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais e de Aperfeiçoamento e Especialização de Praças Fuzileiros Navais. O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, participou da cerimônia acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.
- .
Durante a solenidade, o Ministro José Mucio evidenciou as contribuições da Força Naval em diversas ações ao longo de 2024, como o apoio ao Rio Grande do Sul, no enfrentamento aos impactos da seca ao Norte do país, na ajuda humanitária às comunidades ribeirinhas da Amazônia, em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), além dos avanços em programas estratégicos, que representam desenvolvimento nacional. “Aos homens e mulheres do mar, veteranos e da ativa, ao reconhecer os resultados alcançados por todos, valorizamos a dedicação e o trabalho competente de cada um, convictos de que todas as atividades são imprescindíveis. Sabendo que dentre elas, entretanto, está confiada a mais nobre é aquela que é intransferível: a Defesa da Pátria”, disse o Ministro.
O Comandante da Marinha também ressaltou o comprometimento dos militares em prol do Brasil e do povo brasileiro. “A Marinha do Brasil, alicerçada nos princípios consagrados pela Constituição Federal e com ações pautadas pela estrita observância de valores éticos e plena transparência, cumpre a missão precípua e indelegável de Defesa da Pátria e da garantia dos Poderes Constitucionais”, disse.
Dia do Marinheiro – Celebrado no dia 13 de dezembro, a data homenageia o nascimento do Patrono da Força, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o “Marquês de Tamandaré”, além de destacar o trabalho de homens e mulheres e o comprometimento que a Força tem com a população brasileira, com a inclusão social, a proteção da Amazônia Azul e a defesa da Pátria.
Medalha Mérito Tamandaré – Foi criada em 1957, como forma de homenagear o Patrono da Marinha do Brasil. Entre as condições de merecimento estão qualidades morais e profissionais, comprovada competência e exação no cumprimento do dever.
Por Rayane Bueno
Fotos: Marinha do Brasil
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
(61) 3312-4071