Especialista explica comportamento dos cães ao abanar a cauda

Especialista explica comportamento dos cães ao abanar a cauda

Todo tutor de um cão costuma achar o fato deles balançarem o rabinho um costume muito fofo, principalmente quando eles estão demonstrando felicidade. Sabemos que quando um cachorro abana a cauda, ele está atrás de interação com seus tutores. Mas será que todas as interações significam felicidade? 

O adestrador de cães Magno Santos explicou mais sobre o assunto e o real significado dos movimentos da cauda desses pets. 

O movimento da causa é principalmente um apoio ao equilíbrio do animal (Foto: Reprodução)

“Equilíbrio. Os cães usam a cauda como se fosse um membro para auxiliar no equilíbrio. Do mesmo jeito que a gente usa os braços quando estamos precisando equilibrar, os cães usam a cauda. Quanto maior a cauda, mais ela ajuda no equilíbrio”, destacou o profissional.

O especialista ainda explicou que muitas vezes quando um cachorro está abanando a cauda, além de felicidade, pode significar outras emoções, como medo. “Pode haver outra emoção, como medo em cães que estão se preparando para atacar. Geralmente a calda fica mais ereta e com movimentos curtos”.

Para poder identificar a diferença desses movimentos, o adestrador explica que “quando o cão está feliz, a cauda abana com movimentos bem amplos, de um lado para o outro. Quando ansioso, a cauda faz movimentos curtos, quase vibrando sem chamar muita atenção”, reforça. 

Fonte: Portal BNews,

FAQ

Qual o principal motivo dos cães abanarem a cauda?

Os cães usam a cauda como se fosse um membro para auxiliar no equilíbrio. Do mesmo jeito que a gente usa os braços quando estamos precisando equilibrar, os cães usam a cauda.

Os cães só abanam a cauda para demonstrar felicidade?

O especialista ainda explicou que muitas vezes quando um cachorro está abanando a cauda, além de felicidade, pode significar outras emoções, como medo.

Como identificar os sinais?

Para poder identificar a diferença desses movimentos, o adestrador explica que quando o cão está feliz, a cauda abana com movimentos bem amplos, de um lado para o outro. Quando ansioso, a cauda faz movimentos curtos, quase vibrando sem chamar muita atenção.


Por que cachorros abanam a cauda?
Veterinário explica a importância dos cães manterem um peso saudável
Veterinária explica os cuidados e limites da estética animal para garantir o bem-estar

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Médica-veterinária combina medicina tracional e medicina integrativa no tratamento de cães com displasia

Médica-veterinária combina medicina tracional e medicina integrativa no tratamento de cães com displasia

A displasia coxofemoral é uma condição ortopédica que afeta muitos cães, especialmente os de raças grandes. Caracterizada pela má-formação da articulação do quadril, essa doença pode causar dor, dificuldade de locomoção e, em casos graves, levar à incapacidade. Tradicionalmente, o tratamento envolve medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e, em situações mais severas, cirurgia. No entanto, abordagens integrativas