Qual o futuro da IA e sua relação com a Marca Pessoal?

Qual o futuro da IA e sua relação com a Marca Pessoal?

Há seis anos, eu me mudei para Palo Alto, no Vale do Silício, e vivencio o mindset deste epicentro tecnológico, onde carros autônomos são comuns e a IA está sempre em pauta. É daqui que partem muitas das transformações tecnológicas. Os EUA lideram como principal fonte de modelos de IA, de acordo com o “Relatório do Índice de IA de 2024” da Universidade de Stanford.

Além de ler sobre essa tecnologia, participo de muitos cursos em Stanford e eventos, como o “Brazil at Silicon Valley”, que abordou os impactos da IA nos negócios na sua última edição.

Com base no que vejo e converso por aqui, logo cada um de nós poderá ter sua própria IA generativa, que se tornará uma ferramenta personalizada. Estou ansiosa por esse avanço. 

Uso IA no meu dia a dia e não tenho dúvidas de que ganho muita produtividade nas minhas atividades, e acredito que ela economiza nosso tempo. Minha percepção está alinhada com uma pesquisa da Microsoft, na qual 70% dos usuários do AI Copilot afirmaram estar mais produtivos e 68% disseram que a qualidade do seu trabalho melhorou.

Como a IA pode ajudar no desenvolvimento da sua Marca Pessoal?

A IA nos permite priorizar o que fazemos de melhor, nosso talento, esse é o princípio da Marca Pessoal. Acredito que o caminho seja destinar tarefas básicas para as ferramentas de IA, pois elas não dominam atividades complexas como raciocínio visual e planejamento, como confirma a pesquisa de Stanford.

Treine e utilize a IA para ganhar tempo para o desenvolvimento de seu posicionamento, seus objetivos e seus propósitos no mercado. Sua Marca Pessoal é fundamental para abrir oportunidades de negócios, desde que você esteja seguro nesses pontos. Em um mundo cada vez mais automatizado, ser humano é um diferencial. 

Nancy Marshall, em um artigo da Forbes, disse: “Quando você percebe que sua personalidade é seu superpoder, sua marca pessoal também pode se tornar um superpoder. Nenhum robô substituirá minha personalidade ou rede de conexões, baseada em relacionamentos autênticos.”

Os recursos de IA são meios para agilizar tarefas não fundamentais do nosso trabalho, trazendo insights e identificando padrões. Por enquanto, a tecnologia não tem sentimentos e emoções. Nas reuniões e eventos empresariais, são os humanos que criam relacionamentos genuínos, que podem abrir portas.

Trabalhar a Marca é uma questão de sobrevivência

Desenvolver uma Marca Pessoal forte nos posiciona a favor da automatização que pode mudar diferentes posições no mercado. Atendi há cinco anos atrás, antes do lançamento do ChatGPT, uma médica radiologista, uma especialista que foi impactada no início do AI, que me procurou pois percebeu a importância de trabalhar sua Marca Pessoal.  Ela precisava mostrar algo além da tecnologia, algo que seria o seu diferencial. 

  • Destacando suas habilidades, a profissional estreitou relações com pacientes e outros médicos, resultando em um aumento de 30% no resultado financeiro da clínica.

Como diz Carmen Simon, especialista em neurociência cognitiva, “Você não pode sobreviver no mercado se não estiver na mente das pessoas.” Nosso cérebro capta informações que acessam nossas emoções e experiências. Quanto mais tecnológico o mundo se torna, mais humanos precisamos ser. As capacidades de criatividade, liderança, adaptação e conexão com pessoas não perderão sua importância.

Sigo convicta de que a Marca Pessoal, fundamentada em conexões autênticas e na valorização do que fazemos de melhor, é a chave para este futuro tecnológico, que exige de nós mais humanidade e autenticidade. 

Use a IA e outras tecnologias para ter mais tempo para ser você, o elemento principal da sua Marca!

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Ad Astra: a nova revolução de Elon Musk, agora na educação

Ad Astra: a nova revolução de Elon Musk, agora na educação

O dono da Tesla e da SpaceX selecionou alguns dos seus principais executivos para atuar em um novo mercado: educação. Chamada Ad Astra, a escola fica no Texas e está aberta para crianças de 3 a 9 anos. Ele já havia criado esse conceito de escola há algum tempo, mas ela era acessível apenas aos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *