Alunos de Colatina discutem ‘Cidades Inteligentes’

Alunos de Colatina discutem ‘Cidades Inteligentes’

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, localizada no município de Colatina, realizou, entre os dias 15 de março e 14 de abril, o projeto “Urbanidade 4.0: Explorando as Cidades Inteligentes”. A proposta busca destacar a educação como elemento essencial para a formação de cidadãos conscientes e atuantes na transformação urbana, estimulando o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e a conexão com temas atuais.

Segundo o professor de Geografia e coordenador da ação, José Augusto de Araújo Pires da Luz, o projeto desafiou os estudantes a repensarem os espaços urbanos com base em pilares como tecnologia, sustentabilidade e inclusão, transformando o ambiente escolar em um verdadeiro laboratório de ideias que conecta o conhecimento acadêmico aos desafios do cotidiano.

Para a execução do projeto, além dos debates em sala de aula, os alunos participaram de pesquisas, rodas de conversa e atividades colaborativas no contraturno. Durante esse período, investigaram os conceitos relacionados ao tema “Cidades Inteligentes” e discutiram alternativas para a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos.

Entre as ideias desenvolvidas, destacam-se o uso da inteligência artificial no controle de resíduos sólidos, ações de incentivo à convivência, iniciativas voltadas ao bem-estar animal, além de soluções para a eficiência energética e o uso consciente da água.

O professor ressaltou ainda o papel da educação como agente transformador, capaz de inspirar os jovens a refletirem sobre o mundo ao seu redor. “A Geografia contemporânea deve apresentar alternativas ao desenvolvimento urbano e sugerir políticas de transformação. Criamos novas formas de governança municipal quando estimulamos a efetiva participação dos cidadãos e a utilização conjunta de diferentes inteligências, humana e artificial”, afirmou Pires da Luz.

O estudante Christian Alifer destacou que participar da iniciativa foi uma oportunidade de enxergar a cidade com novos olhos. “O uso de tecnologias, associado ao conceito de urbanidade, facilita a criação de um espaço urbano acolhedor e inclusivo. Cidades inteligentes não se resumem aos aspectos tecnológicos, mas à junção da inteligência artificial, coletiva e humana”, relatou o jovem.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosede@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Deborah Hemerly

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / dahfialho@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Sedu inicia chamamento dos estudantes da lista de suplência da Chamada Escolar 2026

Sedu inicia chamamento dos estudantes da lista de suplência da Chamada Escolar 2026

Teve início, nesta quarta-feira (21), o período de chamamento dos estudantes que integram a lista de suplência da Chamada Escolar 2026. A Secretaria da Educação (Sedu) informa que essa etapa ocorre após o encerramento da confirmação das matrículas e contempla exclusivamente as escolas da Rede Pública Estadual que apresentam vagas disponíveis em determinadas séries, anos