Um ofício foi enviado ao ministro da Educação, Camilo Santana, nesta sexta-feira, dia 25 de abril, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), solicitando a inclusão dos cursos de Medicina Veterinária na iniciativa nacional de avaliação da formação dos estudantes do ensino superior. A proposta acompanha o lançamento do exame voltado à formação médica, recentemente anunciado pelo ministério.

A presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, parabeniza, no documento, o MEC pela iniciativa e destaca sua importância para o fortalecimento do ensino superior no país. Ela também chama atenção para o atual cenário da Medicina Veterinária no Brasil, que conta com mais de 500 cursos ativos — o maior número no mundo — e defende a urgência de critérios padronizados de avaliação para garantir a qualidade da formação profissional.
“A adoção de um exame nacional permitirá identificar fragilidades nos cursos, orientar políticas públicas de melhoria no ensino e oferecer à sociedade transparência sobre a qualificação dos profissionais habilitados. Além disso, fortalece a confiança da população nos serviços prestados pela Medicina Veterinária”, afirma Ana Elisa.
O CFMV se colocou à disposição para colaborar tecnicamente no desenvolvimento e na implementação do exame, garantindo que as especificidades da profissão e sua interface com a saúde única sejam contempladas de forma adequada. O órgão também solicitou uma audiência com o MEC para aprofundar o diálogo sobre o tema e discutir outros assuntos relevantes à Medicina Veterinária.
Fonte: CFMV,
FAQ
Por que o CFMV quer a inclusão da Medicina Veterinária na avaliação nacional do MEC?
O CFMV acredita que um exame nacional ajudaria a identificar fragilidades nos cursos, orientar melhorias no ensino e garantir mais transparência sobre a qualificação dos futuros médicos-veterinários.
Qual é a situação atual do ensino de Medicina Veterinária no Brasil?
O Brasil tem mais de 500 cursos ativos de Medicina Veterinária — o maior número do mundo — o que reforça a necessidade de critérios padronizados de avaliação para assegurar a qualidade da formação.
O que o CFMV propôs ao MEC além da inclusão do curso no exame?
Além da proposta, o CFMV se colocou à disposição para colaborar tecnicamente na elaboração do exame e solicitou uma audiência para discutir a implementação e outros temas relacionados à profissão.
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