Desde 2022, a ViaMobilidade já resgatou quase 150 animais silvestres nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos. Só em 2025, 29 animais já foram salvos, entre eles, 13 patos e um sagui na Linha 9-Emeralda. A concessionária mantém equipes especializadas em manejo de fauna, que atuam junto a autoridades ambientais para garantir a segurança dos animais e dos passageiros.
Os resgates seguem protocolos técnicos e ambientais rigorosos. Quando um animal é avistado nas imediações das vias, a operação ferroviária pode ser pausada para viabilizar o salvamento sem riscos. Após a captura, os animais passam por avaliação veterinária e, se necessário, são encaminhados a centros de reabilitação ou ONGs. “Nosso time de meio ambiente é preparado para atender as demandas e retirar esses animais com segurança, fazendo o máximo para não impactar a operação”, afirma André Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.

Além dos resgates, a empresa investe em medidas preventivas, como a instalação de cercas, sensores e câmeras para monitorar áreas de risco. Parcerias com ONGs e especialistas também são mantidas para promover ações de educação ambiental e proteção da fauna. Um exemplo de convivência sustentável ocorre na Estação Sagrado Coração, da Linha 8-Diamante, onde vive uma família de saguis. A empresa realiza campanhas para orientar os usuários a não alimentar ou interagir com os animais.
O compromisso da ViaMobilidade vai além do transporte. A atuação integrada entre tecnologia, cuidado com os animais e informação à população reforça a importância de iniciativas que conciliem infraestrutura urbana e preservação ambiental, contribuindo para um sistema de transporte mais seguro, responsável e sustentável.
Fonte: Via Mobilidade,
FAQ – Resgate e proteção da fauna nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade
1. O que acontece quando um animal silvestre é avistado nas proximidades dos trilhos das linhas operadas pela ViaMobilidade?
Quando um animal é identificado nas áreas próximas às vias férreas, a operação ferroviária pode ser temporariamente pausada para garantir um resgate seguro. As equipes especializadas da ViaMobilidade, em parceria com órgãos ambientais, capturam o animal e realizam uma avaliação veterinária. Dependendo da condição, o animal é encaminhado para reabilitação ou devolvido ao habitat natural.
2. Quais medidas a ViaMobilidade adota para evitar que animais entrem nas áreas dos trilhos?
A concessionária investe em ações preventivas, como a instalação de cercas, sensores e câmeras para monitoramento de áreas críticas. Além disso, promove campanhas de conscientização e atua em parceria com ONGs e especialistas para proteger a fauna local e evitar acidentes.
3. Os usuários podem interagir com os animais encontrados nas estações?
Não. A ViaMobilidade orienta os passageiros a não alimentar nem interagir com os animais silvestres, como os saguis presentes na Estação Sagrado Coração. A empresa realiza ações educativas para garantir a segurança dos animais e das pessoas, além de preservar o equilíbrio do ecossistema urbano.
LEIA TAMBÉM
Lisboa lança projeto que promove inclusão social através do treino de cães abandonados
Tosse dos canis: como prevenir a doença no meu cão?
Troca de pelos nos cães e gatos: Quando ela acontece?