Deputados republicanos celebram 65 anos da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas em Sessão Solene

Deputados republicanos celebram 65 anos da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas em Sessão Solene

Homenagem destaca atuação da entidade na contribuição ao segmento varejista, na geração de empregos e no fortalecimento da economia

27/5/2025 – 19:19

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (27), para homenagear os 65 anos da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Dia Livre de Impostos (DLI), criado pela entidade. O evento foi iniciativa do deputado Luis Carlos Gomes (Republicanos-DF) e contou com a presença do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, do coordenador da CDL Jovem, Raphael Paganini, e da diretora da instutição, Maria do Socorro Noronha, além de deputados representando diferentes partidos.

Para o deputado Luis Carlos Gomes, a entidade tem uma trajetória de grande importância para o comércio nacional e a comemoração é um marco histórico que representa décadas de dedicação e luta em prol do setor lojista e do desenvolvimento econômico do país. “Nenhuma instituição prevalece às lutas e aos problemas diários se não tiver uma boa equipe e gente comprometida”, disse.

O presidente da entidade, José Cesar da Costa, enfatizou que a homenagem se estende a cada membro que faz ou já fez parte CNDL, contribuindo para que a instituição seja “uma voz ativa, moderna e respeitada” na defesa dos interesses do setor que mais gera emprego e renda no país. “Hoje, a CNDL é um símbolo de confiança na força do comércio, na liberdade de empreender, e na capacidade de transformar o Brasil a partir de um trabalho honesto, da livre iniciativa”, afirmou.

Na avaliação do deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), a estrutura capilarizada da CNDL permite que as demandas e necessidades dos empresários, desde os grandes centros até as menores cidades, cheguem às esferas de decisão. “A CNDL tem uma história de luta pelo comércio, serviços e pequenos negócios. São 65 anos defendendo a livre iniciativa, menos burocracia e, principalmente, a redução da carga tributária – algo que todos nós sentimos dia após dia”.

Ossesio observou ainda que os altos impostos representam um fardo pesado para o pequeno empreendedor, impactando diretamente sua capacidade de sobreviver, crescer e competir no mercado. “Quem mais sofre com a alta carga tributária é justamente o pequeno empreendedor. Aquele que está na loja da feira, no comércio de bairro. É por essas pessoas que temos que lutar nesta Casa. Queremos um país onde seja mais fácil empreender, gerar emprego e cuidar da família com dignidade”, complementou.

Saiba mais

A CNDL é composta pelas Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) nos estados e pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) nos municípios. A entidade é criadora do Dia Livre de Impostos (DLI), que está na 19ª edição. Trata-se de uma mobilização nacional para o fortalecimento da cidadania fiscal e para o desenvolvimento sustentável do país.

Fernanda Cunha com edição de Felipe Rodrigues – Ascom da Liderança do Republicanos
s: Júlio Dutra

Reportar Erro

[gravityform id=”12″ title=”false” description=”false” ajax=”true” tabindex=”49″]

Luis Carlos Gomes

Ossesio Silva

Ossesio Silva

Deputado Federal (PE) suplente
Secretário Nacional do Idosos Republicanos

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Câmara aprova criação de política nacional para estimular permanência de jovens no campo

Câmara aprova criação de política nacional para estimular permanência de jovens no campo

26/05/2025 - 23:24   Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Zé Silva, relator da proposta A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural para integrar e articular políticas, programas e ações ligados à sucessão na propriedade da agricultura familiar e à garantia de direitos da juventude. De

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *