Homenagem destaca atuação da entidade na contribuição ao segmento varejista, na geração de empregos e no fortalecimento da economia
27/5/2025 – 19:19
Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (27), para homenagear os 65 anos da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Dia Livre de Impostos (DLI), criado pela entidade. O evento foi iniciativa do deputado Luis Carlos Gomes (Republicanos-DF) e contou com a presença do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, do coordenador da CDL Jovem, Raphael Paganini, e da diretora da instutição, Maria do Socorro Noronha, além de deputados representando diferentes partidos.
Para o deputado Luis Carlos Gomes, a entidade tem uma trajetória de grande importância para o comércio nacional e a comemoração é um marco histórico que representa décadas de dedicação e luta em prol do setor lojista e do desenvolvimento econômico do país. “Nenhuma instituição prevalece às lutas e aos problemas diários se não tiver uma boa equipe e gente comprometida”, disse.
O presidente da entidade, José Cesar da Costa, enfatizou que a homenagem se estende a cada membro que faz ou já fez parte CNDL, contribuindo para que a instituição seja “uma voz ativa, moderna e respeitada” na defesa dos interesses do setor que mais gera emprego e renda no país. “Hoje, a CNDL é um símbolo de confiança na força do comércio, na liberdade de empreender, e na capacidade de transformar o Brasil a partir de um trabalho honesto, da livre iniciativa”, afirmou.
Na avaliação do deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), a estrutura capilarizada da CNDL permite que as demandas e necessidades dos empresários, desde os grandes centros até as menores cidades, cheguem às esferas de decisão. “A CNDL tem uma história de luta pelo comércio, serviços e pequenos negócios. São 65 anos defendendo a livre iniciativa, menos burocracia e, principalmente, a redução da carga tributária – algo que todos nós sentimos dia após dia”.
Ossesio observou ainda que os altos impostos representam um fardo pesado para o pequeno empreendedor, impactando diretamente sua capacidade de sobreviver, crescer e competir no mercado. “Quem mais sofre com a alta carga tributária é justamente o pequeno empreendedor. Aquele que está na loja da feira, no comércio de bairro. É por essas pessoas que temos que lutar nesta Casa. Queremos um país onde seja mais fácil empreender, gerar emprego e cuidar da família com dignidade”, complementou.
Saiba mais
A CNDL é composta pelas Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) nos estados e pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) nos municípios. A entidade é criadora do Dia Livre de Impostos (DLI), que está na 19ª edição. Trata-se de uma mobilização nacional para o fortalecimento da cidadania fiscal e para o desenvolvimento sustentável do país.
Fernanda Cunha com edição de Felipe Rodrigues – Ascom da Liderança do Republicanos
s: Júlio Dutra
Ossesio Silva
Deputado Federal (PE) suplente
Secretário Nacional do Idosos Republicanos