O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou, nesta terça-feira (16), a Cerimônia Capixaba de Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), referente à edição de 2024. Na ocasião, foram homenageados 296 estudantes pelo desempenho na competição, sendo 23 com medalhas de ouro, 68 com medalhas de prata e 205 com medalhas de bronze.
A solenidade, realizada no Centro de Convenções de Vitória, contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, além de representantes de instituições de ensino, professores, familiares e gestores escolares.
Em sua fala, o governador destacou a importância da Matemática na vida cotidiana e no desenvolvimento do Estado. “Quero parabenizar todos os estudantes que participaram e também aos que foram premiados. A matemática nos segue em todos os momentos da nossa vida. Na pandemia, por exemplo, as nossas decisões foram tomadas com base em uma matriz de risco que utilizava dados estatísticos. A matemática nos ensina a ter um pensamento lógico e prático. Quando você apresenta um dado, você convence mais do que um grande e belo discurso”, disse.
Casagrande prosseguiu: “Esse prêmio que os alunos estão recebendo hoje é na verdade um prêmio para o Espírito Santo. Pois quem realmente vai se beneficiar com essa conquista é o desenvolvimento do Estado. Ter uma população com uma educação de qualidade muda a vida de todos ao seu redor e faz com que o Espírito Santo seja essa referência em diversas áreas para o País”.
Em seguida, o secretário da Educação ressaltou o papel da Olimpíada como um importante estímulo ao protagonismo estudantil. Na qual, cada medalha conquistada traduz dedicação, talento e superação, além de reforçar o compromisso do Governo do Estado em ampliar as oportunidades de aprendizagem em Matemática no Espírito Santo.
“Embora represente um desafio para muitos, a disciplina abre portas para diversas áreas, da ciência e tecnologia às decisões que impactam diretamente a sociedade. Para o gestor, reconhecer os medalhistas significa valorizar o esforço individual dos estudantes e inspirar outros a seguirem o mesmo caminho”, destacou Vitor de Angelo.
Nos momentos que anteciparam as entregas, também foram realizadas atividades de incentivo ao estudo da Matemática, como a Minifeira, com a exposição de projetos desenvolvidos por estudantes da Rede Pública de Ensino e por laboratórios de instituições de Ensino Superior, além de uma roda de conversa com multimedalhistas da OBMEP.
Matemática na RedeO Programa Matemática na Rede, criado pelo Governo do Estado em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/ES e com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), oferece suporte e incentivo aos estudantes, com atividades como a Iniciação Científica de Matemática e a Monitoria de Matemática.
A iniciativa busca promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, além de estimular a integração com universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707