Publicado em
23/10/2025 15h15
Atualizado em
23/10/2025 15h50
Brasília (DF), 23/10/2025 – O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, presidiu, nesta quinta-feira (23), a cerimônia militar alusiva ao Dia do Aviador e ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB), realizada na Base Aérea de Brasília, no Distrito Federal. O evento celebrou o legado de Alberto Santos-Dumont, patrono da aviação, e reconheceu a dedicação de militares e civis que contribuíram para a manutenção da soberania do espaço aéreo nacional.
Durante a solenidade, o Ministro passou em revista à tropa e, ao lado do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, participou da imposição das condecorações aos estandartes das organizações agraciadas com a Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), honraria concedida pela Força.
Em discurso, o Comandante da Aeronáutica destacou a importância da data e ressaltou o papel da FAB no desenvolvimento tecnológico e na defesa nacional. “Ciente da responsabilidade de contribuir para o crescimento do País, a nossa Força também tem buscado estabelecer sólidas parcerias com o setor empresarial, buscando o fortalecimento da indústria e a promoção de oportunidades de negócios, de empregos e de investimentos, visando conferir benefícios a toda uma sociedade”, afirmou.
A programação incluiu ainda uma encenação a céu aberto, que conduziu o público para fatos históricos da aviação brasileira, do voo do 14-Bis aos avanços representados pelos projetos KC-390 Millennium e F-39 Gripen. O evento homenageou nomes históricos como Nero Moura, Salgado Filho e Casimiro Montenegro Filho, além de recordar a criação da FAB, da OMA, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Embraer.
Foram também impostas condecorações da OMA a personalidades civis, militares e que se destacaram pelos serviços prestados à Aeronáutica e ao Brasil, em reconhecimento às contribuições relevantes à aviação e ao fortalecimento da defesa nacional.
A cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa, além de ministros de Estado, embaixadores e outras autoridades civis e militares.
23 de outubro – Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira
A data celebra o primeiro voo homologado de uma aeronave mais pesada que o ar, realizado pelo brasileiro Santos-Dumont, em Paris, há 119 anos. O feito revolucionou o transporte aéreo e consolidou o Brasil como berço da aviação mundial.
Por Daniel Lima
Fotos: Érico Alves/Luis Carbo
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
(61) 2023-5321
Direto Notícias Imparcial, Transparente e Direto!




