Exercício Resex 2025 fortalece cooperação entre instituições em segurança nuclear

Exercício Resex 2025 fortalece cooperação entre instituições em segurança nuclear


Publicado em

23/10/2025 12h02


Atualizado em
23/10/2025 12h17

Brasília (DF), 23/10/2025 – O (MD), por meio da Chefia de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Choc/Emcfa), participa do Exercício Resex 2025, realizado na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende (RJ). A atividade ocorre de 21 a 24 de outubro e integra o Programa Geral de Atividades do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron).

Capa.jpg
.

Coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), o exercício tem como objetivo avaliar e aperfeiçoar os planos e procedimentos de resposta a emergências e segurança física nuclear, além de treinar a atuação integrada de diversas instituições civis e militares.

Resex 2.jpg
.

Durante o exercício, são simuladas situações como incêndios, tentativas de sabotagem, ataques cibernéticos e furtos de material nuclear, exigindo respostas coordenadas entre os centros de gerenciamento de emergência em Brasília (Cnagen), no Rio de Janeiro (Cestgen) e na própria unidade da INB em Resende.

Segundo o Coordenador-Geral de Operações de Defesa da Pátria, Capitão de Mar e Guerra Carlos Weizel de Fontoura Barreto Júnior, o exercício fortalece a articulação entre os entes envolvidos. “O compartilhamento de informações e a integração das capacidades institucionais maximizam a resposta à sociedade brasileira em situações de emergência nuclear”, afirmou.

Resex 4.jpg
.

O , por meio das Forças Armadas, demonstra sua capacidade de planejamento, comando e controle em cenários de risco nuclear, reforçando a prontidão nacional para atuar em situações críticas. A participação envolve também a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, além de órgãos como a Agência Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), Ibama, Defesa Civil, Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ), entre outros.

Por: João Ricardo Lopes
Fotos: Choc/Emcfa

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

(61) 2023-5321

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Censipam e IME assinam acordo para implantação do Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia

Censipam e IME assinam acordo para implantação do Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia

Publicado em 23/01/2026 18h08 Atualizado em 23/01/2026 18h09 Brasília (DF), 23/1/2026 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão vinculado ao , e o Instituto Militar de Engenharia (IME), do Exército Brasileiro, assinaram, nesta sexta-feira (23), acordo para a implantação do Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (Ipeam) na