Segurança pública, Fim da Escala 6×1 e acordo Mercosul-UE estão entre as prioridades do presidente da Casa
2/2/2026 – 18:34
Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), oficializaram a abertura do ano Legislativo em sessão solene do Congresso Nacional, nesta segunda-feira (2). Motta, que assume a liderança da Casa no ano de seu bicentenário, destacou a responsabilidade histórica do momento e reafirmou o compromisso do Parlamento com as demandas da população.
“Inicio este novo ciclo com confiança e convicção de que seguiremos trabalhando com responsabilidade, espírito público e compromisso com a democracia”, declarou. Motta destacou ainda que espera que “2026 continue sendo um ano de entregas ao país, atendendo sempre as expectativas da população em sintonia com as ruas”. Para concretizar esses objetivos, o presidente anunciou “uma agenda intensa no primeiro semestre”.
O presidente adiantou que, logo após o Carnaval, será votada a PEC da Segurança Pública. “Um assunto de extrema preocupação por parte da maioria dos brasileiros. Esta Casa tem um compromisso com essa PEC. É nossa obrigação também priorizar o combate à violência contra a mulher e, principalmente, o feminicídio. Tudo isso feito em parceria com os demais Poderes”, afirmou.
Temas como a PEC do Fim da Escala 6×1, inteligência artificial, e a relação entre trabalhadores de aplicativos e plataformas digitais também devem entrar na pauta do plenário em breve. No plano internacional, Hugo Motta destacou a assinatura, acordo entre a União Europeia e o Mercosul. “Trata-se de um marco histórico que inaugura uma etapa relevante de integração e de oportunidades para o Brasil. Caberá ao Congresso Nacional analisar o em sua íntegra e, aqui, na Câmara dos Deputados, daremos agilidade na discussão e aprovação desse acordo que aguardamos há 26 anos”.
Hugo Motta avaliou 2025 como um ano de muitas conquistas. “A Câmara aprovou a Reforma do Imposto de Renda, concluiu a Reforma Tributária e aprovou a proteção de crianças e adolescentes em ambiente digital, o ECA Digital, além de tantas outras matérias nas áreas da segurança pública, economia e educação”.
Após a celebração, acontece a primeira sessão de votação do Plenário da Câmara em 2026. A expectativa é de que a Medida Provisória do Gás do Povo, que beneficia mais de 15 milhões de famílias, seja colocada em votação.
Ascom da Liderança do Republicanos na Câmara
s: Júlio Dutra
Hugo Motta
Vice-Presidente Nacional do Republicanos
Presidente da Câmara dos Deputados
Deputado Federal (PB)
Presidente Estadual (PB)
Direto Notícias Imparcial, Transparente e Direto!
