A novidade vai além das tradicionais plataformas de vendas, é uma solução ágil, simples e descomplicada, que permite tanto ao comprador quanto ao vendedor ter autonomia de realizar suas negociações de forma totalmente segura, sem a necessidade de contratar profissionais intermediários, pagando altas comissões. “A nossa solução vem para resolver um problema local de anúncio, criamos um ambiente digital onde todas as pessoas envolvidas na criação de bovinos e equinos que queriam vender ou comprar animais, consigam fazer isso de forma fácil, e sem custo para anunciar”, diz o CEO e investidor da empresa, Gustavo Pereira.
O Negócio Animal chega para disputar um mercado que embora seja muito promissor até então não tinha compliance e era carente de tecnologias de comercialização. Segundo o engenheiro agrônomo e professor doutor do departamento de economia, administração e sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Arruda Souza Lima, somente o setor equestre tem uma movimentação financeira que supera os R$ 30 bilhões.
Atualmente o Brasil possui um rebanho de cerca de 5,5 milhões de cavalos, o que torna o País o quarto maior criador da espécie no mundo, atrás apenas da China, México e Estados Unidos. “O potencial deste mercado é gigantesco sem falar de bovinos, que também estará disponível em nossa plataforma. Saímos na frente, e além da digitalização queremos facilitar e acessibilizar para o maior número de pessoas essa solução”, pontua Pereira.
Solução na prática
Disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS, a plataforma oferece a máxima segurança para os usuários durante a jornada de compra ou venda. O cadastro inicial para navegar e interações (favoritar comentar) é simples e rápido. Entretanto, para cadastramento de animais ou compra, são necessárias algumas confirmações importantes para garantir a segurança da comercialização.
Nessa etapa é realizada a prova de vida, sistema semelhante ao já utilizado pelas instituições financeiras. “Solicitamos uma foto com o documento de identidade e em uma segunda etapa é preciso o envio de um vídeo com o rosto para que tecnologicamente haja a comparação e confirmação dos dados”, detalha o CEO.
Outro ponto forte da plataforma é a análise de crédito do comprador. O sistema realiza automaticamente uma avaliação de score do interessado. Caso o mesmo tenha histórico positivo de pagador, ele terá disponível todas as opções de pagamentos oferecidas pelo vendedor. Já se o score for baixo, só será liberado o pagamento à vista.
O Negócio Animal se diferencia também por gerar digitalmente (sem custo adicional) o contrato referente a negociação com todos os dados já preenchidos do vendedor, do comprador e do animal. “O documento contém ainda a data compra, o valor, a forma de pagamento e tem assinatura digital com validade jurídica. Somado a isso, fazemos ainda o acompanhamento e gestão dos boletos, avisando ao comprador as datas de vencimento de todos os meses até que seja finalizada as prestações”, diz Pereira.
Todos os boletos emitidos referentes às transações de venda dentro do app são emitidos por um banco digital parceiro da plataforma. A instituição financeira ajuda a alicerçar todas as negociações. De acordo com o CEO do Negócio Animal, o dinheiro das negociações não passa por eles e sim vai direto ao banco para uma conta digital que é criada pelo sistema com os dados de CPF ou CNPJ do vendedor. O montante permanece lá e a transferência acontece automaticamente a partir do momento que a venda é de fato sinalizada como concluída pelas duas partes envolvidas.
É importante destacar também que o contrato que regula sobre imprevistos e divergências na compra, foi elaborado com rigor para proteger ambas as partes. Além disso, o documento possibilita ao vendedor a segurança da “Reserva de Domínio” que garante a possibilidade de obter o animal de volta caso haja imprevistos de pagamentos.
Muito mais que um canal de vendas
A plataforma Negócio Animal já está disponível para download e pronta para receber cadastros de todo o Brasil. A ideia dos idealizadores é que a ferramenta não seja apenas um canal de compra e venda de animais, mas sim um local onde possa haver interação, troca de informação e conhecimento entre as pessoas que têm assuntos e interesses parecidos. “Queremos atender as necessidades dos mais diversos perfis. Pensamos em criar nichos ou canais dentro da plataforma para segmentar ainda mais o que o público busca, melhorando a experiência durante a navegação e buscas neste universo”, finaliza o executivo.
Sobre
O Negócio Animal é muito mais que um canal de compra e venda de equinos e bovinos. É uma plataforma digital que foi desenvolvida por experientes profissionais com o objetivo de revolucionar esse tipo de comercialização conectando criadores de todo o país de forma segura e eficiente. Saiba mais em https://www.negocioanimal.com.
fonte: RuralPress