Samarco articula iniciativa para a diversificação econômica de Mariana e Ouro Preto

Samarco articula iniciativa para a diversificação econômica de Mariana e Ouro Preto

03/03/21

Com o objetivo de fomentar a ampliação das atividades econômicas em Mariana e Ouro Preto para além da mineração, a Samarco elaborou, com diversos públicos e segmentos, um diagnóstico de potencialidades dos municípios. O Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) foi apresentado, nos dias 12 e 23 de fevereiro, aos representantes dos poderes públicos dos municípios e instituições municipais.

  • Ouro Preto
  • Mariana

O estudo foi desenvolvido levando-se em consideração vocações e potencialidades da região, apoiado em ações sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental, como explicou o analista de Relações Institucionais da Samarco, Guilherme Louzada.

“Para esse diagnóstico buscamos todas as iniciativas, planos e levantamentos que já existiam nessa região, consolidando as informações num documento que nos dá uma visão das potencialidades para os municípios. Fazer uma mineração diferente contribui para o desenvolvimento dos territórios onde atuamos”, falou.

Guilherme comentou ainda que a metodologia participativa para a formação de um modelo de tomada de decisões é que pode ser considerada o diferencial desta iniciativa. “É fundamental que todo esse trabalho articulado com a participação da Samarco seja feito com o engajamento real de quem atua nessa região”.

Diversificação

O plano identificou cinco eixos estratégicos para diversificação econômica de Mariana e Ouro Preto: Agricultura, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Turismo e aproveitamento de rejeitos.

“Podemos destacar o turismo de serviços, rural, de lazer e contemplação, religioso e cultural, vocação tanto para Mariana quanto para Ouro Preto, uma alternativa econômica. No entanto, outras opções podem ser viáveis, entre elas, o aproveitamento de rejeitos da própria mineração como matéria-prima para a fabricação de vários produtos”, destacou.

Segundo Guilherme, o próximo passo na construção das ações é apresentar e discutir modelos de governança organizada e aberta, envolvendo o poder público, associações e instituições para que todos os atores decidam sobre o que deve ser priorizado e como buscar recursos para viabilizar as ações, para fomentar a diversificação econômica local e gerar impacto na melhoria de vida das comunidades.

Reinício da produção

Com o propósito de fazer uma mineração diferente, apoiada em novas tecnologias e focada na segurança de todo o processo operacional, a Samarco retomou suas operações no final de 2020, com capacidade de produção inicial de cerca de 8 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro por ano, o que representa cerca de 26% de sua capacidade produtiva total.

O reinício aconteceu após a empresa obter licenças ambientais aprovadas por órgãos competentes e incorporar novas tecnologias para disposição final de rejeitos – cava confinada e sistema de filtragem de rejeitos para empilhamento a seco.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Trump ameaça mais ações judiciais contra a mídia, já que a ABC pagará US$ 15 milhões para resolver o caso

Trump ameaça mais ações judiciais contra a mídia, já que a ABC pagará US$ 15 milhões para resolver o caso

Donald Trump disse ontem em uma entrevista coletiva em Mar-a-Lago que responderia a algumas perguntas. Quando ele terminou de falar, ele já havia falado por uma hora. Trump foi notícia sobre uma dúzia de tópicos, um lembrete da abordagem livre em que, mesmo entre jornalistas que não o suportam, o novo presidente é uma máquina