Escola de Vila Velha promove cidadania por meio do projeto ‘Reconhecendo o Território’

Escola de Vila Velha promove cidadania por meio do projeto ‘Reconhecendo o Território’

A iniciativa buscou promover uma reflexão crítica sobre a constituição dos espaços urbanos e suas relações de poder.

Os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, localizado em Vila Velha, tiveram a oportunidade de explorar de forma prática e interdisciplinar o espaço urbano em que vivem por meio do projeto “Reconhecendo o Território”. Coordenado pelo professor de Pensamento Científico José Paulo Nascimento, a ação contou com a integração das disciplinas de Artes e Língua Portuguesa.

A iniciativa buscou promover uma reflexão crítica sobre a constituição dos espaços urbanos e suas relações de poder, destacando o impacto dessa organização na vida das pessoas. “O projeto foi uma experiência enriquecedora. A parceria entre as disciplinas permitiu que os alunos se envolvessem ativamente na análise do território, compreendendo a história e as questões sociais que os rodeiam. Isso os ajudou a desenvolver pensamento crítico, criatividade e habilidades de comunicação, além de se verem como cidadãos conscientes e participativos”, afirmou o professor José Paulo Nascimento.

Como resultado, os estudantes produziram um jornal e diversas representações artísticas, conectando a teoria à prática. O diferencial do projeto foi a utilização da Pedagogia Baseada em Projetos, que permitiu aos alunos investigar ativamente o ambiente em que vivem, propondo reflexões sobre cidadania e identidade.

Rhuan Pimenta Trabach, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, compartilhou seu aprendizado: “Participar do projeto foi muito importante para mim. Aprendi a olhar para o bairro de forma diferente, entendendo sua história, os problemas e como isso afeta nossa vida. Foi incrível perceber que a organização da cidade vai além de ruas e prédios, abrangendo também o acesso a direitos como saúde, lazer e educação. Trabalhar em grupo me ajudou a desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e criatividade.”

A ação não apenas estimulou a análise crítica e o engajamento comunitário, mas também aproximou a escola da realidade dos estudantes, fortalecendo o sentimento de pertencimento e responsabilidade social. O projeto “Reconhecendo o Território” deixou uma marca significativa na formação cidadã dos alunos, preparando-os para contribuir ativamente na construção de uma sociedade mais justa e consciente.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Semana do Estudante na Escola Leandro Escobar envolve alunos da EJA em desafio interativo sobre eletricidade

Semana do Estudante na Escola Leandro Escobar envolve alunos da EJA em desafio interativo sobre eletricidade

Atividade lúdica trabalhou conceitos de condução e isolamento elétrico, aproximando teoria e prática no aprendizado científico. Como parte das comemorações da Semana do Estudante, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Leandro Escobar, em Guarapari, promoveu, nessa terça-feira (12), uma atividade interativa voltada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O “Circuito Elétrico”