Escola em Atílio Vivácqua promove reflexão crítica sobre cultura e artes durante eletiva

Escola em Atílio Vivácqua promove reflexão crítica sobre cultura e artes durante eletiva

Projeto teve como objetivo fomentar a apreciação crítica das artes e promover uma análise mais profunda sobre a construção da imagem pública de grandes ídolos.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fernando de Abreu, localizada em Atílio Vivácqua, realizou, durante o ano letivo, a disciplina eletiva “Big Idols”, um projeto interdisciplinar que combinou música, teatro e cultura para estimular o senso crítico e a reflexão dos alunos sobre questões sociais e comportamentais presentes na vida de grandes ídolos musicais e artísticos.

Sob a orientação dos professores Adriana da Silva, Antonio Bento e Alexandra Aparecida Ghiotto Venturi, o projeto teve como objetivo fomentar a apreciação crítica das artes e promover uma análise mais profunda sobre a construção da imagem pública dessas figuras.

Ao longo da eletiva, os alunos participaram de debates e apresentações teatrais, explorando aspectos, como saúde mental, desigualdade e as pressões da fama, além de aplicar conhecimentos matemáticos de forma criativa, como na criação de cenários e ritmos musicais.

“A eletiva ‘Big Idols’ se destacou como uma oportunidade indispensável no processo de aprendizagem, ao integrar música, teatro e cultura de maneira envolvente e enriquecedora. Os alunos desenvolveram habilidades críticas e empáticas que serão essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, destacou a professora Alexandra Venturi.

A abordagem interdisciplinar foi o grande diferencial da ação, utilizando a música e o teatro como ferramentas pedagógicas que tornaram o aprendizado dinâmico e colaborativo. Além disso, a integração da Matemática ao projeto reforçou a aplicabilidade prática dos conteúdos curriculares, enriquecendo ainda mais a experiência dos estudantes. Os resultados pedagógicos foram significativos, com os alunos desenvolvendo uma visão mais crítica sobre a cultura pop e as narrativas idealizadas apresentadas pela mídia.

A aluna Mariana de Albuquerque Coutinho destacou a importância da eletiva para o convívio e a expressão criativa: “Vivenciamos momentos nos quais compreendemos não só sobre música, dança e atuação, mas também aprendemos a conviver e respeitar as diferenças. A eletiva nos permitiu praticar oratória em Língua Portuguesa e Inglesa, além de explorar conceitos matemáticos”, disse a estudante.

Kailane de Oliveira Picoli também compartilhou sua experiência: “Depois de conhecer as histórias dos ídolos, comecei a entender que o sucesso que vemos nas mídias não conta toda a história. Essa experiência me ajudou a superar minha vergonha e me sinto mais preparada para os desafios do futuro.”

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

(27) 3636-7706 / 3636-770

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Semana do Estudante na Escola Leandro Escobar envolve alunos da EJA em desafio interativo sobre eletricidade

Semana do Estudante na Escola Leandro Escobar envolve alunos da EJA em desafio interativo sobre eletricidade

Atividade lúdica trabalhou conceitos de condução e isolamento elétrico, aproximando teoria e prática no aprendizado científico. Como parte das comemorações da Semana do Estudante, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Leandro Escobar, em Guarapari, promoveu, nessa terça-feira (12), uma atividade interativa voltada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O “Circuito Elétrico”