Unidade prisional compartilha poemas, mapas e gibis em exposição de trabalhos pedagógicos de alunos

Unidade prisional compartilha poemas, mapas e gibis em exposição de trabalhos pedagógicos de alunos

Os trabalhos pedagógicos realizados por internos alunos do Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2), durante as aulas desenvolvidas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Mandela, vão ganhar uma exposição na unidade prisional durante todo o mês de julho. O projeto envolveu a participação de 100 internos, que cursam da 8 série ao 1ª ano do Ensino Médio da EJA.

A exposição reúne poemas, mapas geográficos e gibis produzidos durante as atividades educacionais das disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia e Biologia. O diretor da unidade prisional, Reginaldo Guedes Romano, informa que os trabalhos ficarão expostos na área de visitação das famílias até o dia 30 de julho.

“Acreditamos que a segurança deve caminhar junto com oportunidades de mudança. Atividades como essa integram trabalho, educação e disciplina, fortalecendo o processo de ressocialização e aproximação com as famílias. Elas oferecem às pessoas privadas de liberdade meios de desenvolver habilidades, expressar suas histórias e cumprir a pena com mais responsabilidade. São ações que fazem parte da rotina da unidade e contribuem para um ambiente mais organizado e seguro para todos”, disse.

As atividades foram desenvolvidas durante o mês de junho. Na disciplina de Geografia, os alunos mergulharam em um trabalho com mapas geográficos e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com o objetivo de entender melhor o Brasil, suas regiões, estados, capitais e a diversidade da população.

A professora Cristiane Ribeiro Barbosa, conduziu a atividade com foco no uso da cartografia como ferramenta de leitura crítica da realidade. Ela explica que os alunos conseguiram ter noção de localização, capitais, estados, regiões, e compreenderam melhor o que é o IBGE.

“O projeto não apenas desenvolveu habilidades técnicas, mas também fortaleceu o olhar dos alunos para as realidades sociais e regionais do Brasil, promovendo uma aprendizagem significativa e conectada com o mundo”, explicou a professora de Geografia.

O aluno A.R.G. destacou a amplitude do conteúdo. “Achei interessante perceber a dimensão do país e todas as informações que os dados mostram, como o número de pessoas e a questão do nível superior. Participar da elaboração da cartografia com os colegas foi muito produtivo”, frisou.

Já durante as aulas de Biologia, os alunos puderam estimular a consciência ambiental por meio da criação de histórias em quadrinhos, com temas voltados à preservação da natureza e a diversidade cultural e ambiental. “A proposta reuniu arte, linguagem e ciência para desenvolver competências como leitura crítica, produção textual e valorização da diversidade cultural e ambiental”, pontuou a professora de Biologia, Jaciara Raquel da Silva Do Nascimento.

“Os quadrinhos, com sua linguagem visual e narrativa acessível, foram construídos para engajar alunos de diferentes idades e níveis de leitura, tornando o aprendizado mais significativo e o ensino mais eficaz no contexto da ressocialização”, completou a pedagoga Fernanda S. Bertulano Rufino.

Durante os trabalhos da disciplina de Língua Portuguesa, 100 poesias autorais foram produzidas. A atividade une literatura, expressão pessoal e interpretação de texto e busca incentivar o protagonismo estudantil, além de valorizar a escrita criativa.

A professora de Língua Portuguesa, Sonia Maria Tirré Araújo, explica a proposta trabalhada em sala de aula. “Além da estrutura textual do gênero poesia, a iniciativa propõe aos estudantes uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro, usando a criatividade. A poesia é uma poderosa ferramenta pedagógica, um meio de dar voz aos jovens e uma forma de estímulo ao pensamento e à mudança com o uso das palavras”, salientou.

Oferta da educação formal

A Secretaria da Justiça (Sejus) e a Secretaria da Educação (Sedu) trabalham em conjunto para oferecer educação formal dentro do sistema prisional do Estado, com cerca de seis mil internos matriculados.

Nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) são 511 estudantes, totalizando 40 turmas nos ensinos Fundamental e Médio na modalidade EJA.

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Sandra Dalton / Paula Lima

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