Com foco em temas atuais e de alta relevância para a prática clínica veterinária, o 11º Simpósio de Clínica Médica e Nutrologia PremieRvet, realizado no último dia 29 de julho no CDI-USP, em São Paulo (SP), reuniu mais de 300 profissionais, do Brasil e América Latina, presencialmente e online, em uma programação que combinou ciência, atualização e networking.
“A proposta deste ano foi construir um simpósio mais multidisciplinar”, destaca Andressa Amaral, Especialista de Relacionamento Científico da PremieRpet. Segundo ela, o evento trouxe desde discussões aprofundadas sobre obesidade e microbiota até o manejo de pacientes hospitalizados e alérgicos, sempre com um olhar voltado à aplicabilidade prática nas clínicas veterinárias.
A programação contou com nomes de peso e cada palestra técnica foi acompanhada por um “Momento PremieRvet”, espaço em que Andressa apresentou as evidências científicas por trás das soluções nutricionais desenvolvidas pela empresa.
“É uma forma de demonstrar nosso comprometimento com a ciência e com o suporte técnico aos profissionais que estão na linha de frente da saúde animal”.
Compromisso com a ciência, o meio ambiente e a qualidade
Durante o simpósio, Ana Carolina Mallet Duprat, Head de Parcerias Estratégicas da PremieRpet, trouxe ao público os pilares que sustentam a atuação da empresa: pesquisa, qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social. “Nós colocamos a medicina veterinária, a nutrição e a ciência no centro de tudo o que fazemos”, afirma.
Ela destacou que toda a pesquisa e desenvolvimento da PremieRpet são realizados em seu próprio Centro de Desenvolvimento Nutricional (CDN) e em parceria com universidades como a USP, por meio do CEPEN pet.
“Essa estrutura robusta garante formulações com embasamento técnico e nutricional de alto padrão. Atualmente, a empresa possui duas das maiores plantas da América Latina — Porto Amazonas e Dourado — e capacidade de produção superior a um milhão de toneladas por ano”.
Sustentabilidade também é um dos diferenciais da companhia. “A PremieRpet é a primeira indústria pet brasileira a operar 100% com energia solar, por meio de um parque próprio com mais de 120 mil placas fotovoltaicas. A empresa ainda adota práticas como uso de biomassa de eucalipto reflorestado, reúso de água, e mantém certificações de qualidade e bem-estar animal em toda a cadeia de produção”, informa.
O Instituto PremieRpet, braço social da companhia, também foi lembrado pela Head. Desde sua fundação em 2013, já investiu mais de R$ 4 milhões em projetos sociais, beneficiando mais de 5 mil animais por meio de ONGs apoiadas, e promovendo ações voltadas à medicina veterinária de abrigo.
No campo da pesquisa, os números impressionam: “foram mais de R$ 130 milhões investidos em ciência nos últimos 10 anos. Só em 2024, 13 dos 26 estudos brasileiros apresentados no AAVN — congresso internacional realizado junto ao ACVIM — contaram com apoio direto da PremieRpet. É o Brasil e a América Latina conquistando um lugar de destaque no cenário global da nutrição veterinária”, ressalta Ana.
Obesidade em cães e gatos: causas multifatoriais e consequências preocupantes
Um dos pontos altos do encontro foi a palestra do professor Dr. Thiago Vendramini, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ-USP). De maneira provocativa e reflexiva, ele palestrou sobre um dos maiores desafios da medicina veterinária contemporânea: a obesidade em cães e gatos. Com uma abordagem direta e conectada à realidade dos tutores e profissionais, ele contextualizou o crescimento desse problema a partir da mudança na relação entre humanos e seus animais de estimação.
“Hoje, 69% das pessoas no mundo consideram seus pets como membros da família. No Brasil, esse número é ainda maior”, destaca. Essa transformação afetiva, segundo ele, exige uma nova responsabilidade: compreender que o excesso de peso compromete não só a saúde, mas também a longevidade dos animais. “Você chama de filho, mas talvez ainda não esteja preparado para vê-lo envelhecer com qualidade. E a obesidade pode encurtar esse tempo ao seu lado”.
Confira o artigo completo “Ciência, nutrição e prática clínica em foco no 11º Simpósio PremieRvet”, na íntegra e sem custo, acessando a página 34 da edição de agosto (nº 312) da Revista Cães e Gatos.