A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, em São Mateus, realizou, na última semana de agosto, a Semana de Integração Cultural, uma iniciativa que buscou promover a convivência, valorização da cultura e prática esportiva como ferramentas de desenvolvimento físico, social e emocional.
O evento contou com uma programação diversificada, torneios de futsal, xadrez, tênis de mesa e totó, além de uma sala de minijogos que incentivou a integração por meio do lazer e da competição saudável. Oficinas de maquiagem, manicure, tranças, corte/barbearia, culinária, escultura de papel, bordado, crochê, percussão e grafite proporcionaram experiências criativas e práticas aos alunos.
Também foram realizadas atividades de expressão artística e literária, como slam (poesia falada), clube de leitura, oficinas de arte urbana e sessões de cinema, promovendo o desenvolvimento cultural e intelectual dos estudantes.
Segundo os organizadores Carlos Alberto Afonso de Almeida Junior e Elisangela Pereira Barbosa Viana, o evento buscou fortalecer o trabalho em equipe, valorizar talentos e incentivar hábitos saudáveis, aproximando os alunos de dinâmicas de competição saudável e do respeito às regras.
A iniciativa integrou todas as áreas do conhecimento, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática, promovendo um aprendizado prático, significativo e interdisciplinar, conforme destacou a organizadora Elisangela Pereira Barbosa Viana: “Foi uma semana rica em conhecimento, de ensino e aprendizagem, que despertou interesse e participação dos alunos de forma diversificada e atrativa.”
Para a estudante Jamyle, a experiência foi transformadora: “Além do aprendizado proporcionado pelas oficinas e competições, o evento possibilitou que os alunos vivenciassem dinâmicas de interclasse que revelaram um novo lado dos professores, mais próximos e integrados aos alunos. A semana foi marcada por experiências enriquecedoras, que uniram conhecimento, diversão e colaboração.”
Segundo a equipe da EEEM Ceciliano Abel de Almeida, a ação reafirmou o papel da escola como espaço de criatividade, convivência e formação integral, mostrando que, quando a comunidade escolar caminha unida, o aprendizado se torna mais significativo e duradouro.
Envie sua sugestão de pauta para:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707