CEEJA de Vitória promove minicurso de informática para fortalecer a inclusão digital de estudantes da EJA

CEEJA de Vitória promove minicurso de informática para fortalecer a inclusão digital de estudantes da EJA

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Vitória, localizado no município de Vitória, desenvolveu o Minicurso de Informática voltado aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de promover a inclusão digital e ampliar a autonomia dos participantes em atividades cotidianas, acadêmicas e profissionais.

O curso contemplou conteúdos fundamentais de operação básica do computador, incluindo procedimentos corretos para ligar e desligar equipamentos, uso adequado do sistema operacional e cuidados para a segurança dos dados. Também foram desenvolvidas atividades voltadas ao uso do teclado e à digitação, com foco na escrita utilizando todos os dedos, no reconhecimento de teclas especiais e na utilização correta de letras maiúsculas, minúsculas e símbolos.

Outro eixo do minicurso foi o trabalho com ferramentas de produtividade, como editores de texto e planilhas eletrônicas. Os estudantes aprenderam a criar, salvar e formatar documentos, elaborar listas, inserir imagens e tabelas, além de estruturar dados em planilhas, utilizar fórmulas básicas e gerar gráficos simples, aplicando os conhecimentos em situações práticas do dia a dia.

A programação incluiu ainda orientações sobre comunicação digital e segurança na internet, abordando o uso do e-mail, o envio de anexos, a organização da caixa de mensagens e a identificação de práticas de risco, como spam e tentativas de phishing. Foram trabalhados conceitos relacionados à criação de senhas seguras, navegação em sites confiáveis e cuidados com informações pessoais.

Como complemento à formação, os estudantes tiveram uma introdução à Inteligência Artificial Generativa, compreendendo conceitos básicos sobre o funcionamento dessas ferramentas, a elaboração de comandos adequados e a importância do uso ético da tecnologia, com atenção à verificação de informações e à autoria de conteúdos.

Os resultados pedagógicos indicaram avanços significativos na autonomia digital dos estudantes da EJA, com melhorias na digitação, no uso do e-mail, na produção de documentos e na navegação segura na internet. Para superar desafios como o medo inicial do uso da tecnologia e os diferentes ritmos de aprendizagem, foram adotadas estratégias como atividades práticas contextualizadas, aprendizagem em pares e uso de plataformas gamificadas para o treino de digitação.

“Com as aulas, eu aprendi a digitar melhor, a me comunicar por e-mail e, o mais importante, a entender como me proteger na internet. Hoje, eu me sinto mais seguro e capaz de fazer minhas pesquisas e até de formatar meus trabalhos. O

curso abriu a minha mente para o que a tecnologia pode fazer pela gente”, disse o estudante Ernane Farias Ramos.

A estudante Maria de Fátima Costa de Araújo relatou que, antes do curso, precisava pedir ajuda para realizar tarefas que envolviam o uso da tecnologia. Após a formação, ela destaca a mudança em sua rotina e autonomia. “É uma alegria poder dizer: ‘Deixa que eu mesma faço!’. Eu voltei a estudar para ser independente, e este curso me deu a independência digital que eu tanto queria. Sou muito grata”, afirmou.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Governo do Estado reforça quadro docente com a nomeação de 500 novos profissionais

Governo do Estado reforça quadro docente com a nomeação de 500 novos profissionais

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação (Sedu) e de Gestão e Recursos Humanos (Seger), avançou em mais uma etapa do Concurso Público regido pelo Edital SEGER/SEDU nº 01/2024, destinado ao fortalecimento do quadro efetivo da Rede Estadual de Ensino. Nesta quinta-feira (27), foi divulgado o resultado preliminar da análise documental referente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *