Vida em Equilíbrio: Valores, Princípios e Bases

Vida em Equilíbrio: Bases Valores e Princípios

Vida em Equilíbrio: Bases, Valores e Princípios são tudo em nossa vida. E são a única forma de encontrar a felicidade e agradar a Deus...
Vida em Equilíbrio: Bases, Valores e Princípios…

Em primeiro lugar, para termos uma Vida em Equilíbrio, precisamos entender que Bases, Valores e Princípios são tudo em nossa vida. E são a única forma de encontrar a felicidade e agradar ao Deus de Israel, caso aceitemos o seu “projeto de salvação“.

Quando falo de Bases, falo da base Espiritual, Familiar, Educacional e Desportiva (atividade física). Essas quatro bases são vitais para se alcançar a felicidade e agradar a Deus, sobre todas as coisas. Deus não nos criou para vivermos infelizes, ou em meio a um “inferno”, a vida toda.

Posso afirmar ainda nesse artigo, que precisamos conciliar pelo menos 3 bases. Que possamos trafegar em pelo menos três, das quatro acima citadas, afim de alcançarmos o equilíbrio em nossa vida.

É claro que não sou perfeito. Se fosse, não estaria editando esse artigo: Estaria com uma auréola acesa em minha cabeça, nesse momento.

A questão é que ao ter esse conhecimento aqui exposto, podemos pelo menos tentar, e viver em equilíbrio. Muito pior é estarmos todos perdidos, correto?

Entre as coisas mais valiosas que temos na vida, estão o Tempo, o Conhecimento e a nossa Palavra. Essas coisas valem mais do que dinheiro, para começo de conversa.

Esse artigo serve de guia para QUALQUER PESSOA no planeta. Não interessa se é de Esquerda ou Direita, politicamente falando. E não interessa se é rico ou pobre.

Após ler a introdução acima, observe minha ilustração abaixo:

Vida em Equilíbrio: Bases Valores e Princípios
As quatro bases do equilíbrio…

Espiritual;

Antes de tudo, há quem viva desprezando a 2ª, 3ª e 4ª  base, simplesmente dando importância a 1ª e nada mais. Deus é tudo, claro. Mas Deus não nos fez para viver em fanatismo e desequilibrados, em meio a sociedade. Contudo, arrisco dizer, que ter sanidade e equilíbrio, ignorando essas três bases, é praticamente impossível.

Acima de tudo, vemos uma população completamente “distraída” com Educação, Família e Atividade Física. Distraídos, sem se preocupar com sua vida Espiritual. Infelizmente, a resposta para esse desequilíbrio é muitas vezes, o suicídio. Dia após dia, vemos pessoas se jogando de cima de pontes e prédios, por motivos torpes, na maioria das vezes. Sem Deus, o final é sempre o pior.

Em resumo, do que adianta ter casa, apartamento, carro, helicóptero, jatinho, lancha, dinheiro e prazer (muitas vezes fora do casamento) a vida toda, sem alimentar sua alma?

No fim, do que adianta ter diplomas, prêmios e família, com uma base espiritual desequilibrada ou inexistente?

Além disso, você tem ideia do que vem depois da sua morte? No fim, o que é mais importante?? Os bens materiais e o prazer??? Ou sua vida espiritual????

Enfim, o que importa nessa primeira e mais importante base, é você identificar o desequilíbrio em sua vida.

Em tempos, se você sente ou já sentiu um vazio inexplicável em sua vida, tenha certeza de que sua vida espiritual anda ou andava muito mau. Saiba ainda que sua alma é imortal. Afinal, você já sabe que sua vida é curta e passageira.

 

Educacional;

Antes de tudo, sem uma base educacional e financeira, não é possível viver são, no mundo atual. Precisamos de conhecimento e de dinheiro para sobreviver.

O conhecimento não se prova apenas com Diploma. Sejamos sinceros ao lembrar que muitas profissões não exigem diplomas e que os mesmos podem ser comprados ou ganhados por viés ideológico, em universidades federais, por exemplo.

Primeiramente, conhecimento vale mais do que dinheiro, como o próprio Salomão, filho de Davi, ensina no “manual do homem”. Com isso, afirmo ainda, que o simples ato de ler a Bíblia inteira, já transforma o ser humano em outro, totalmente diferente. Muito melhor do que antes, quando não sabia nada, dos nossos antepassados.

Quando se analisa países como o Japão, por exemplo, vemos que praticamente não há criminalidade por lá. Isso graças a EDUCAÇÃO de qualidade, que transforma o ser humano. Transforma toda uma sociedade. Podemos ainda conferir casos onde a polícia estava tão ociosa no Japão, que teve que inventar um crime certa vez, para ter algo para fazer. Parece ou não, o sonho de todo brasileiro de bem por aqui?

Geralmente quem tem conhecimento produz, e não procura cometer crimes ou usar entorpecentes. Quem tem conhecimento vive a própria vida e não a dos outros, trazendo assim evolução, à sua volta e a seu país.

 

Familiar;

Ainda, o próprio manual do homem ensina que “não é bom que o homem viva só…” Assim sendo, não tente viver sozinho e sem família.

Isto é, tentar sobreviver sozinho sem uma família, te deixará cada vez mais, à beira do caos. Se fosse benéfico ou possível, Deus não teria feito a mulher.

Há quem viva entre peixes, pássaros, gatos e cães tentando substituir um cônjuge. Mas animais não substituem um ser humano. Tais pessoas tentam mas vivem em desequilíbrio, por não conseguirem conviver com outras pessoas. Não procuram ajuda e com isso, o manual é cada vez mais exato: “e o amor de muitos se esfriaria…”

Existem também, pessoas que ignoram um bebê abandonado no lixo, preferindo adotar um Pet por aí. Como dizer que pessoas assim, vivem em equilíbrio? É possível afirmar que são pessoas normais? Felizes? Impossível.

Em outras palavras, a família é importante até mesmo no meio dos animais selvagens. Acima de tudo, procure analisar os documentários da vida selvagem em canais Discovery, Animal Planet e National Geographic. Por exemplo, elefantes desgarrados e solitários, sem família, atacam e matam até rinocerontes sem motivos, por prazer. Simplesmente porque não tiveram família, ensinando o que é correto ou não, no dia a dia. O mesmo não acontece com elefantes que estão sempre sob cuidados das mães e pais, em manada ou família. Pense nisso.

 

Desportiva.

E em conclusão, costumam dizer por aí que “o esporte transforma” e que tira pessoas das ruas, etc. Verdade seja dita: Transforma sim. Mas não é o suficiente. Não é tudo. Não adianta ser um “campeão olímpico” sem família, sem educação e principalmente, sem vida espiritual.

De antemão, um atleta desequilibrado logo se sente perdido, com vazio no peito, sem saber explicar o mesmo.

Como vive dizendo o Dr Lair Ribeiro (cardiologista, nutrólogo e escritor): “Após os 40, aquele que quiser morrer mais cedo, basta ficar sem exercícios físicos.”

Outro detalhe é que não adianta ter alimentação “perfeita“, sem atividade física. Então seria o mesmo que tentar, viver desequilibrado.

Qualquer tipo de atividade física pode lhe ajudar, inclusive ao ar livre, gratuitamente.

 

Enfim: Bases, Valores e Princípios…

As bases nos transformam em pessoas equilibradas perante Deus e o mundo. E devemos conciliar as mesmas da melhor forma possível. Não tente ser perfeito. Ainda mais sem a ajuda de Deus. Analise as quatro bases do equilíbrio acima e procure trafegar entre elas, fazendo o seu melhor.

Os valores familiares nos são passados de geração em geração. Dos nossos pais e avós, para nós. E mesmo não tendo pais e avós biológicos conhecidos, isso não interessa: Basta começar sua história do zero. É com você e Deus. Ainda mais, Integridade, justiça e bondade são um caminho. Vide manual.

Os seus princípios e conceitos não podem ser mudados por terceiros ou por influência maligna. Primeiramente você precisa saber quem você é, qual sua missão de vida e de que lado você está.

Quem você é?

Qual sua missão?

De que lado você está?

Pense nisso.

Um grande abraço. E fique com Deus.

 

por Ary Ribeiro

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

O Conto de Tchekhov

O Conto de Tchekhov: 2 Milhões por 15 anos de prisão

O Conto de Tchekhov fala da história do banqueiro, que desafiou um jovem a ficar …