No Senado: A Guerra pelo Voto Auditável

No Senado: A Guerra pelo Voto Auditável não Terminou

Acima de tudo, saiba que a guerra pelo Voto Auditável ainda não terminou. Isto é, a batalha foi perdida na Câmara, mas nem mesmo começou, no Senado.

E durma com um barulho desse: O TSE poderia fazer o aprimoramento sozinha, sem lei alguma, mas não faz. Porque será?

Em resumo, podemos continuar a discussão ainda esse ano, lá no sistema do senado. Como especialista na área de TI, inseri uma solução (projeto) simples no sistema deles, e a Enquete está aberta, aguardando seu voto. Deixarei o link de votação no final dessa matéria. Basta você se engajar e votar, além de compartilhar com seus contatos, redes e grupos.

Conforme print abaixo, precisamos de 20 mil assinaturas para começar algo:

No Senado: A Guerra pelo Voto Auditável não Terminou…

Em outras palavras: Não precisamos da “maldita impressora” para ter o tão sonhado Voto Auditável. Mas parece que ninguém pensou em bloquear fraudes sem impressora. Usaram o tema “voto impresso” contra eles, e em partes, foram vencidos por essa narrativa do voto em papel.

E todos sabem que iríamos gastar menos, sem impressora.

Obs.: Acredito que esse é preço que se paga, por ser “incomunicável”. Ou seja, temos deputados que não atendem telefone e não respondem sequer um email. Com isso, sem assessoria adequada, batem cabeça contra a oposição e suas narrativas.

E qual é a ideia?

Eu posso resumir, garantindo que podemos sim, ter segurança e aprimoramento nas urnas, sem a impressora. Irei expor abaixo os dois passos:

  1. Em primeiro lugar, basta gerar uma assinatura eletrônica e um documento eletrônico diferentes, para cada voto. Isso, garantido por uma empresa terceira, certificada.
  2. E em segundo lugar, trocar o maldito Pendrive usado atualmente, por uma Memória Fixa.

Enfim, futuramente poderia ser implantada a impressora, como um terceiro passo. Uma segurança a mais.

Dentro do sistema do Senado, dei o nome de VEF: Voto Eletrônico Fixo. E é claro, inseri as ideias acima, no sistema.

Clique no link abaixo e vote SIM, registrando seu apoio:

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=156925

Sobre Ary Ribeiro

Jornalista no portal Direto Notícias e comentarista político na Rádio Nova Iguaçu FM - Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias checadas e publicadas por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

Presidente do Patriota fala de Von

Presidente do Patriota fala de Von no WhatsApp

O presidente do partido Patriota Guarapari (ES), falou do deputado estadual Carlos Von no WhatsApp. …

Um comentário

  1. Eu ainda acho que o melhor é sempre ser aditável, porem como em outros países, da forma antiga, no papel, nada de rodar digital. Porque só no Brasil querem rodar desta maneira?